X-CIÊNCIA – Como funciona o Vibranium?

Com a chegada do filme do Pantera Negra o metal mais badalado de Wakanda foi tema de debates fervorosos na geekidade! Como tinha muita gente confusa sobre como funciona os metais “marvelanos” resolvi criar um X-Ciência para explicar sobre o tema! Bora lá!

O Vibranium foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1966 e se trata de um metal raro encontrado em Wakanda, este metal tem a propriedade de absorver vibrações. Isto significa que ele absorve colisões, acumulando energia cinética a sua volta para dentro de suas moléculas. Claro, elas necessitam devolver esta energia extra para o ambiente, e com isso devolvem através de vibrações sonoras.

Além de ser incrivelmente resistente, o metal é um dos mais raros do universo Marvel. Até o famoso adamantium foi criado durante uma pesquisa de engenharia reversa do Vibranium.

Acredito que vocês devem lembrar que o adamantium não está com os direitos na mão do Universo Cinematográfico Marvel (MCU). Isso significa que a Marvel teve que buscar no Vibranium toda a fama imposta no adamantium (para quem lia os quadrinhos).

Um dos mais clássicos exemplos do uso do vibranium é o escudo do Capitão América (que também possui Adamantium e, após a saga “A soma de todos os medos“, também tem Uru em sua composição).

Vibranium é mais usado para defesa, e sua forma mais simples é um escudo. Seu poder de absorção é incrivelmente útil para dissipar os golpes dos inimigos. A idéia é que o metal transforma energia cinética, devido a colisões contra sua estrutura, em vibração (como eu disse anteriormente). Isso acaba dissipando esta energia de maneira elástica para o meio ambiente.

Você deve se lembrar da fantástica cena de combate entre Thor, Homem-de-Ferro Capitão América no filme Vingadores (o primeiro). Lembram do choque devido ao ataque de Thor com seu martelo contra o escudo do Capitão América? Esta foi a primeira amostra do uso de Vibranium efetivamente. Afinal, mesmo que o escudo fosse inquebrável, uma martelada afundaria Steve no chão como um prego!

Se esqueceu da cena aí vai ela:

Outro uso do Vibranium nos filme é o do bizarro Garra Sônica, que é mostrado no filme beeeem sutilmente pelo o vilão Klaue. Sim, depois que assisti o filme fiquei um bom tempo pensando se ele era realmente o Garra Sônica ou era eu que queria fan service. Mas podemos ver que sua garra tem o mesmo potencial dos quadrinhos, uma arma geradora de explosão sonora. Ela absorve energia e transforma em um canhão vibracional.

No filme vemos uma expansão lógica dos dons do Vibranium: armas, energia, roupas, comunicação, etc. Isto tudo pois o Vibranium pode transmutar facilmente energia (e ao que parece com pouca perda para o meio ambiente).

Este poder de transformação de energia também é bem demonstrado no filme Pantera Negra. Isto é um pouco de spoiler do filme, caso você ainda NÃO tenha visto pare aqui, OK?

A irmã de T’Challa, Shuri, aoresenta as novas tecnologias desenvolvidas. Primeiramente, ela mostra os… tênis… (mas antes ainda, tem uma propaganda bizarra de sandália e um comentário sobre De Volta para o Futuro), depois ela mostra a T’Challa uma “bota” feita de vibranium, e o que ela faz? Absorve o som! A energia gerada pelo choque de moléculas com o ar é de alguma forma absorvido pelo metal (e é guardado para depois).

Se mostrando uma verdadeira de Pantera Bond, Shuri mostra as melhorias da roupa, e a principal é: ela absorve energia cinética e transforma em uma explosão sônica. Sim, isso que você ouviu!

E como isso funciona?


A diferença básica entre o vibranium dos quadrinhos e do filme é que nos quadrinhos esta habilidade de absorção é parte das propriedades do metal. No filme, o metal é mais poderoso e melhor explorado pois essa propriedade pode ser usada de diversas formas: como energia e explosivos.

Mas como funcionaria o vibranium?


Possivelmente o vibranium funciona como os poderes do Gambit (caso não se lembre, fizemos uma coluna aqui sobre o assunto). Ele transforma energia em diversas formas. Ou seja, quando Pantera é acertado por um golpe, parte da energia cinética é transferida para seu uniforme, o vibranium armazena este energia e transmite de volta. A diferença entre o uniforme de T’Challa e o escudo do Capitão é que T’Challa pode segurar esta energia nas moléculas do uniforme e transmitir na hora que deseja.

E como ele transmite esta energia? Através de som. “Mas não é uma explosão?”. Sim, uma explosão devido ao choque das camadas de ar sendo expandidas por conta do som. As moléculas vibram para dissipar a energia rapidamente, assim cada camada de ar se choca com a seguinte, transferindo uma bolha explosiva. Você pode até escutar que sempre que Pantera usa o “poder” do uniforme há um som peculiar.

Só para você ter uma idéia (calculando de uma maneira bem parecida que fizemos para ver a velocidade a Mulher Maravilha aqui), vamos pensar em uma bala atingindo T’Challa no rosto. Ela pode chegar a mais de 435 Joules, não faz ideia do que é esse poder? Pense que um soco bem dado de um boxeador profissa no seu rosto, sem qualquer proteção, pode atingir mais de 300 Joules. Claro, devido ao tamanho da bala ser reduzido, sua penetração é bem maior que um soco, por isso o boxeador não atravessa seu rosto. Agora pense assim: cada tiro = soco bem dado. Agora imagine que T’Challa acumula dezenas e dezenas de “energias cinéticas” de balas no uniforme, e quando deseja, solta DE UMA VEZ!

Se você está pegando um metrô lotado, seus problemas acabaram! Chame T’CHALLA! Não é bem similar ao Capitão defendendo o golpe de Thor? Isto é importante pois mostra que o MCU demonstra sentido não deixando passar este pequenos detalhes.

Só por curiosidade…

Outro ponto que eu achei muito interessante (mas perigoso) é lembrar que o Vibranium é de difícil extração. Ele não se apresenta em matéria sólida até atingir mais de 30 atm de pressão (é como mergulhar 30m na praia). E claro, ele ainda absorve e transforma energia em seu estado bruto. Mas Shuri descobriu que é possível “desligar” esta propriedade através de um campo magnético que desestabilizaria suas moléculas (de alguma forma). Assim criaram trens com campos magnéticos permitindo o transporte rápido do metal (e uma cena de luta bem legal). Mas claro, isso significa que é bem fácil desligar o uniforme de T’Challa.

 


Eu espero que tenham gostado e qualquer dúvida não esqueçam de nos enviar! Beijos, me liga.

 

 


Referências

http://marvel.wikia.com/wiki/Marvel_Database

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s