[Resenha] Homem-Aranha Antologia

Por Fábio Aranha

Um acabamento de primeira, histórias importantes e minha preferida na composição. Começo assim minha jornada junto aos amigos do Provolone! Convido aos que vão chegando, e conhecendo minha forma de escrever, a dividir comigo cada resenha, pois elas serão feitas com bastante carinho e dedicação, aproveito também para dizer, que cada texto mostra uma opinião apenas, e não uma analise técnica de cada edição.

Dadas as devidas apresentações, em Homem-Aranha Antologia , somos presenteados com algumas histórias importantes do personagem. Da primeira aparição e origem em Amazing Fantasy 15, THE SPIDER MAN (aqui no brasil, sua primeira aparição foi com uma história completamente diferente chamada A Ameaça do Homem Moldado em Thor 11 da finada editora EBAL), seguido de Amazing Spider-Man 1, com o titulo também de SPIDER-MAN (esta sim aqui no Brasil originalmente publicada no ano de 1969, pela edição numero 1 de Homem-Aranha da EBAL, também com o titulo da história de O HOMEM-ARANHA), Ambas histórias, são assinadas pelos seus criadores, Stan Lee e Steve Ditko.

Passadas cinquenta edições temos a Famosa SPIDER-MAN NO MORE, assinada por ninguém menos que Stan Lee e magistralmente desenhada por aquele que muitos aracnofãs, incluindo esse humilde escriba, o maior desenhista do cabeça de teia: o mestre de mestres, Romitão (John Romita Sr), (aqui no Brasil saiu em Homem Aranha 30 da Ebal). Não posso deixar de passar rapidamente pelas icônicas, A Noite em que Gwen Stacy Morreu e A ultima cartada do Duende, onde temos a trágica morte da eterna “namoradinha” do Aranha, que foi republicada tantas vezes que me resignarei a não citar fonte. Chegamos aqui na minha história favorita de todos os tempos, não só do Aranha, mas de todas mesmo, THE KID OF WHO COLLECTS SPIDER-MAN (O Garoto que Colecionava Homem-Aranha lançada aqui em Homem-Aranha 19 da Editora Abril). Posso seguramente dizer aos amigos que meu amor pelos quadrinhos foi consolidado por essa edição.

Completam a edição outras oito histórias, algumas importantes como o surgimento do Venom, trágica como a do 11 de setembro, marcante como o encontro do Aranha com o presidente Obama ou a doce A melhor Versão de Mim Mesma, mas não pretendo ser tão extenso ou cansativo. Diria que das 14 histórias, 10 são de qualidades indiscutíveis, o restante pode até ter discussão, mas fazem todo o sentido, pois permitem a visitação, e apresentação do personagem, passando por diversas fases, até as atuais.

Os artistas que ficaram de fora também não deixam a desejar, Romitinha, Todd Macfarlane, Demmateis, Sal Buscema, Gerry Conway, Gil Kane e outros mais. A primorosa edição, com certeza me deixou com vontade de comprar a do Wolverine, e até mesmo a do (ultimamente exaustivamente publicado) Deadpool, e ansioso para que a coleção nos brinde com personagens mais icônicos como Quarteto, Tropa Alfa e O Gigante Esmeralda.

PONTOS NEGATIVOS


De negativo, fica algo que os amigos verão eu frequentemente batendo na tecla. As edições brasileiras, deveriam ter textos de apresentação de artistas ou personalidades do meio , seria muito legal ver nomes como Ota Assunção, Sidnei Gusman, Pedro Oliveira, Marcelo Borba, JP Martins, gente que com certeza tem muitas curiosidades tupiniquins para dividir com a gente sobre os materiais.

FICHA TÉCNICA


Formato: CAPA DURA

Tamanho: 27,50 x 18,50 cm

Páginas: 320

Preço de capa: R$120,00

 

NOTA DO COLUNISTA


Divertimento   *****
Relevância      ****
Arte                 ****
Roteiro            ****

* as notas variam de 0 a 5
Anúncios

14 comentários sobre “[Resenha] Homem-Aranha Antologia

  1. Outro ponto negativo é o preço…. 120 pratas é meio salgado… temos que ficar catando as promoções da internet. Mas sem sombra de dúvidas há muito mais pontos positivos que negativos. Grato pelo comentário, Fábio!!

    • Obrigado Ferreira…. Não coloquei o preço como negativo pra não desprestigiar….eh um valor alto mesmo…. Mas se tem um encadernado que vale ….eh um dessa fase de antologia aí…. Muito bem selecionado o material e a capa uma obra prima

  2. Gostei muito da resenha , através delas , me atento a detalhes que antes nem ligava , tais como , roteirista , desenhista etc… Isso faz com que passemos a conhecer a história por trás da história em quadrinhos.
    Nota 10 .

  3. Muito boas, as colocações, gostei muito do conteudo, bem escrito e com muitas explicações importantes, Parabéns, espero por novos comentários desse nivel…

  4. Parabéns Fábio pela excelente resenha! Digna de um Fábio Aranha! Texto leve e solto com muitas informações. Que venham mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s