O que tá rolando no CATARSE -‘O Lado Negro da Praça’

Quatro jovens artistas do sul reunidos desbravam a complexa jornada de um nobre cavaleiro farrapo numa praça localizada no centro de Pelotas-RS…

O mangá narra a trajetória de uma pessoa em abandono no centro da cidade de Pelotas, que luta para encarar seu passado sombrio: O misterioso desaparecimento de seus entes queridos na histórica praça Coronel Pedro Osório, local onde há muito tempo, era proibido aos negros. O personagem principal, mistura de mentecapto com herói controverso, busca respostas em meio a um universo recheado de várias culturas.

Página oficial do quadrinho no Facebook

Página oficial do quadrinho no Instagram 

Grupo oficial desta campanha no Facebook para tirar todas suas dúvidas!

 

 

 

”Fruto de cinco anos de trabalho, e daquela saudável persistência que apenas os que acreditam têm, O Lado Negro da Praça é um sintoma de nossos tempos: É um mangá, com ampla influência da temática Hip-Hop, fantástico e cotidiano, feito no e espelhando o dia a dia da periferia de uma pequena cidade do sul do país. É um dia a dia que se passa em Pelotas, mas que também poderia ser em Bogotá, ou em Compton, Los Angeles. É uma obra local e mundial. Tudo ao mesmo tempo, influências díspares, unificada nessas páginas.”

-Fábio Ochôa, O Pastel Nerd.

O projeto surgiu a partir de uma proposta de construir uma historia de quatro páginas para compor um painel dentro do evento *Drink & Draw (*Beber & Desenhar) organizado por Fábio Ochôa no ano de 2012, atividade que ocorreria na feira do livro, situado na praça Coronel Pedro Osório. O painel, infelizmente não ocorreu, mas o projeto seguiu e se transformou em um quadrinho completo intitulado “O Lado Negro da Praça”

Finalmente após cinco longos anos de trabalho, Vinícius Lemes (escritor), ao lado de três artistas (Jardel Ferraz, Pedro Parente, Eduardo Bokof), o lado negro da praça está finalizado e tentando angariar apoio financeiro no Catarse para lançarmos este livro!

O mangá conta com 84 páginas, através de uma história *one shot (*Volume único), dividido por atos, capa colorida e folhas da aventura em preto e branco.

Artistas por de trás da obra:

 

Vinícius Nunes Lemes (Cautcheitcha)

Vinícius Lemes ou ‘Cautcheitcha’, é nascido e criado em Pelotas. Escritor autodidata na escrita e também na língua inglesa. Com 21 anos de idade tem na bagagem ‘O Lado Negro da Praça‘ e, está atualmente escrevendo seu novo quadrinho denominado ‘Anormal‘ e paralelamente articulando seu projeto cinematográfico ‘O Bairro‘, filme que se passa em Pelotas abordando os problemas da juventude local. Todos estes projetos citados a cima são feitos pelo seu selo independente: ‘Cupinxa Comics’. O Longa metragem, O Bairro, possuí parcerias com produtores de direção & produção audiovisual: J&J Filmes, Clic-Set Filmes e TopCam Imagens.

Contatos:

 

Facebook

Instagram

E-mail


Jardel B. Ferraz

Jardel B. Ferraz responsável por começar ao lado de Cautcheitcha o mangá, desenhando a maior parte dos desenhos no projeto. Desenhista autodidata – JB possuí um talento extremamente impressionante em qualquer área dos traços artísticos! Cedeu inúmeras horas do seu tempo em pró da realização deste projeto, acreditando nas loucuras de Cautcheitcha. Ferraz, apenas com um lápis qualquer na mão e sua forte imaginação, criou nas folhas deste livro imagens que ficarão guardadas para sempre em sua memória… Seja de momentos bons ou ruins.

 

 

 

 

 

 

 

 


Eduardo Barbosa

Eduardo Barbosa ou ”Edu Bokow”, é Designer e Ilustrador. Estudante de Artes Visuais – UFPEL. Após a saída de Jardel no projeto por motivos pessoais, eis que surge este fenômeno das artes visuais para integrar ao esquema! Se Cautcheitcha é o coração do mangá, definitivamente Edu são os pulmões que trouxeram todo ar que a obra precisava para se tornar um ”Masterpiece”! Pois ele: Corrigiu erros nos desenhos, desenhou as páginas restantes, diagramou o livro e pra fechar com chave de ouro criou fielmente a ideia de capa da mente bizarra de Cautcheitcha… Né mole não, hein…

Quer ver mais do trabalho dele?!

Clique aqui: https://www.behance.net/eduardobokow

Contato profissional:

Facebook

E-mail

 

 

 

 


Pedro Parente

Pedro Parente também estudante de artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), embarcou neste lado negro das histórias em quadrinhos da cabeça de Cautcheitcha por convite de Edu Bokow, e consigo trouxe um pincel que reforçou todo traço do mangá, acrescentando detalhes dos fundamentos da arte em estilo japonês, assim deixando a obra bem vívida!

 

 

 

 

 

 

 

 


LINK DO PROJETO NO CATARSE:

https://www.catarse.me/o_lado_negro_da_praca_d061

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s