X-CIÊNCIA – É possível virar um Cascão?

E aí galera! Como estão as coisas? Bom, não sei se vocês souberam, mas alguns anos atrás São Paulo estava com um grave problema de falta de água! Então, estive lembrando disso e sabe quem eu lembrei que ficaria feliz? O querido personagem de Maurício de Souza, Cascão! Mas, é possível ficar sem tomar banho? O que aconteceria caso resolvêssemos nos tornar o Cascão? Prontos para ouvir um monte de coisa nojenta?

 

 ESTA COLUNA PODE CONTER CENAS DE NOJEIRA

5 anos sem banho

Sabemos que Cascão parece ter em torno de 8 anos. Não é certo se ele está há 8 anos sem tomar banho, afinal quando ele era bebê não devia possuir escolha. Vamos supor que Cascão parou de tomar banho aos 3 anos. Assim ele tem pernas fortes para correr e se esconder da mãe e uma plena utilização das cordas vocais para dizer “NÃO” e chorar incrívelmente caso não seja cumprida a sua vontade. Mas devo lembrar que uma assistente social se faz necessário para prender a D. Lurdinha (mãe de Cascão).

 Enfim, vamos trabalhar com isto e discutir os problemas gerados por 5 anos sem água (e quem sabe isto ajude nosso público infantil a tomar banho? Caso eles não morem em São Paulo, claro).



Suor, Cheiro e problemas de Pele.


Vamos começar pelo básico. Suor é uma reação de nosso corpo para diminuir sua temperatura corpórea. A evaporação do suor leva o excesso de calor e refresca. Um ser humano em uma atividade física pode perder entre 4,5 litros a 7,5 litros de suor. Já em um dia de “repouso” podemos perder 600 ml a 1,5 litros de suor pela pele! Cascão é um garoto bem ativo (afinal adora futebol) e podemos supor que pelo menos metade destes 5 anos foram com uma perda boa de suor. Usando estimativa podemos supor que Cascão perdeu mais de 1000 litros o que me faz pensar se Cascão bebe água regularmente ou acabará com pedra nos rins!

Mas não é o suor que leva ao mau cheiro, e sim as bactérias que se alimentam desta secreção, e seguidamente… defecam… Logo, o mal cheiro acaba predominando. E ao suar, você permite que sua pele acabe capturando partículas de poeira. E como o Cascão joga bola e brinca na rua, ele permite todo o tipo de sujeira, gerando assim suas já características marcas no rosto! Lembre-se que o acúmulo de sujeira na pele pode levar ao entupimento dos poros, favorecendo o aparecimento de cravos e espinhas.  Ainda bem que na Turma da Mônica jovem ele parou com as porquices.

E para vocês que não lavam o rosto, fiquem com o vídeo do cravo de 25 anos e se tiver coragem, assista sua “extração”

Caspa e Piolho


Vamos começar pela caspa. Nossas células mortas são constantemente repostas, principalmente no couro cabeludo. Uma “liberação” normal  seria algo em torno de 487 mil células por cm². Contudo, devido a diversos fatores, esse valor pode aumentar, principalmente no inverno onde tomamos aquele banho mais quente que pode alterar a produção de óleo do couro. Nascendo assim esta dermatite. Existem pessoas que podem chegar a 800 mil células por cm². 

 Cascão não lava a cabeça, logo, sua cabeça imunda de 5 anos pode acabar com caspa e pior, criar um prurido, que deixará sua cabeça bem fedida com desagradáveis machucados, as “feridinhas”.

E o piolho?  Caso Cascão pegue piolho, ele não usaria produtos líquidos na cabeça, teria que se livrar deles com o velho método do pente fino. O que é bem ineficiente, possivelmente Cascão tem diversos surtos de piolho, e este pode ser o motivo que o coitado quase não tem cabelo (raspando a lateral e deixando apenas um pouco em cima.

Ahh, mas você quer ver um nível máximo de infestação de piolho? Que tal um vídeo como exemplo? ASSISTA SE TIVER CORAGEM!

Isso sem contar que seu cabelo pode embolar e grudar, criando lindos rastafaris naturais.

Remela, Cera de Ouvido e Ranho.


Vamos com calma, definiremos cada um e os problemas que Cascão teria.

Remela é formada geralmente quando dormimos. A remela são lágrimas que secam nas dobras das pálpebras deixando apenas a gordura e sujeira. A cera de ouvido e a meleca de nariz são produções próprias do corpo para lubrificar e impedir a entrada de sujeira. Na verdade ambos são apenas proteínas com enzimas que podem matar microrganismos invasores. Estas 3 secreções não serão problemas para o personagem de Maurício de Souza. Pois ele pode limpar o excesso com as mãos (eeeca). Considerando ainda que Cascão tenta se limpar (no seco) ele ainda pode usar o cotonete para limpar as sujeiras mais “profundas”. Apesar que sem água para amolecer pode ser um pouco difícil.

De qualquer forma, todas estas secreções são fáceis de se limpar. O problema seria que devido à sua sujeira (impregnada em todo o corpo) uma simples coceira pode trazer bactérias para os olhos, ouvidos e etc. Cascão deve ter problemas de conjuntivite constantemente além de infecções alimentares (ele não lava a mão para comer). 

A única solução é Cascão usar constantemente álcool em gel, que é pastoso e mataria as bactérias mais rapidamente e mais eficiente que simplesmente lavar as mãos. Enfim,  não podemos esquecer que o Cascão é muito fedido, atraindo moscas e outros insetos, que podem usar seu corpo como base para depositar seus ovos e afins. Ou uma barata pode não diferenciar seu ouvido de um buraco de esgoto, como foi o caso deste cara aí abaixo. Caso tenha coragem de ver o vídeo do médico retirando a barata  do ouvido do rapaz veja o vídeo.

Mau hálito


Bom, Cascão não deve escovar os dentes, assim deve ter aquele bafinho matinal, sem contar as cáries e afins devido a sua falta de higiene. O mau hálito vem de doenças na gengiva ou restos de alimentos apodrecidos nos dentes.

Lembre-se que Cascão está cheio de sujeira. Logo, uma simples lambidinha no canto da boca ou uma hidratada nos lábios pode trazer bactérias para a boca.

Chulé e Pé de Atleta


Não podemos esquecer deste mal. O chulé vem das bactérias que se alimentam de nossos óleos naturais e acabam defecando. Um pé normal pode fazer até 1/4 de litros de suor POR DIA! Se alguém quiser pode brincar de criar bactérias  ou aprender mais sobre chulé, olhe o mago do saber, Beakman (link).

Em uma revista Cascão disse que não andava descalço e sim com meias que de tão imundas não se diferenciavam da pele. O que eu acho pior, apesar de andando descalço ele está entrando em contato com diversos parasitas, pelo menos ventilaria seus pés dispersando o suor. Enfim, Cascão é conhecido pelo seu chulé. E a falta de higiene pode gerar inúmeras outras doenças.

Conclusão


Com tudo isso vocês vão dizer: “Então é impossível ficar sujo assim sem morrer devido a alguma doença”. Possivelmente. Mas entram inúmeros fatores, como a resistência da pessoa, a capacidade de asseio (afinal ele só não usa água) e a região que habita.

Não podemos esquecer do iraniano que não toma banho hà 60 anos e está de boa na lagoa… na lagoa não, no deserto. Curta as imagens dele e tire suas conclusões

AUTOR: Marcelo

Referências

http://www.sbd.org.br/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/ 

http://en.wikipedia.org/wiki/Dandruff  

http://en.wikipedia.org/wiki/Rheum

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s