X-CIÊNCIA – Como funciona o planeta de sal de Star Wars?

YAY! Considerado a cena com a mais bela fotografia do filme, o planeta Crait possui algumas características interessantes. Que tal um X-Ciência para entendermos melhor? Ah, se você ainda NÃO assistiu o filme talvez esta coluna possa conter alguns spoilers, esteja avisado!

Como funciona o planeta de sal de Star Wars?


Por Marcelo Rubinho

O filme dividiu opiniões criando uma guerra no universo nerd. Algumas pessoas consideraram que o filme “feriu” algumas características de personagens já consagrados (mas os eps I, II e III foram fiéis?). Houve até um abaixo assinado para  que se retirasse o filme do já consagrado cânone.

Mas não, não vou discutir este assunto aqui! Vamos falar de uma coisa legal: o planeta Crait!

A antiga base rebelde do planeta CRAIT


Antiga base Rebelde, Crait teve que ser abandonada às pressas após a descoberta de sua localidade pelo Império. A base foi completamente esquecida durante muito tempo, mas em Star Wars: Os Últimos Jedi, Crait é palco das cenas de lutas finais entre os Rebeldes e a Primeira Ordem.

O planeta é completamente desolado, possui um enorme deserto branco. Sua atmosfera é respirável (pelo menos para nós) e o planeta é rico em minerais.

Mas qual é o interesse neste planeta? Bom, se você viu o filme sabe que o planeta era completamente branco, mas isso era apenas uma fina camada acima do solo, abaixo dele temos um solo vermelho, e claro, graças a isso temos belíssimas imagens:

E do que é feito essa fina camada branca?

Oras, a resposta foi comentada durante o filme: SAL.

As cenas da batalha de Crait foram filmadas em Salar de Uyuni, na Bolívia. Lá encontramos o maior lago de sal da Terra. Ele foi formado próximo das montanhas dos Andes, e em épocas de chuva vira um belíssimo lago.Quando a estiagem aparece, ele se torna um deserto de sal.

Mas a diferença com nosso lago de sal e Crait é a presença de um mineral sobre a camada de sal. A camada fina derrete facilmente sobre pressão, deixando amostra o mineral chamado amirite (que segundo a wikia se trata de um composto de Ferro e Malium). Este mineral é estavel e usado em ligas e tem uma tonalidade de vermelho intenso, criando um belíssimo contraste com o branco do sal.

Agora, como o sal esta bem distribuído pelo planeta? O intemperismo e atividades climáticas não deveriam arrastar esta fina camada para outro lugar? Afinal apenas uma pegada já é suficiente para derreter todo o sal. Ao contrário da neve, o sal não é tão simples de evaporar e criar nuvens de chuva. Ou seria? Uma possibilidade é um sal diferente do que conhecemos. Capaz de evaporar facilmente e criar nuvens de…. chuva de sal! Bom, melhor esperar o que o rato da Disney diz sobre o assunto.

Caso tenha se interessado pelo planeta e queira saber mais, a Marvel lançou alguns quadrinhos contanto sobre o abandono de Crait, ainda não publicados no Brasil, mas corra atrás!

E o que são as raposas cristalinas?


Uma outra coisa que chamou a atenção para esta localidade, são os habitantes locais: os Vulpices (ou Vulptex no singular).

Sua aparência cristalina foi explicada devido ao excessivo consumo do sal do planeta (não foi explicado do que exatamente ela se alimenta, talvez ela simplesmente morda o solo). Seu corpo elimina o sal pela pele, e, devido a temperatura local, acabam escorrendo pelos pêlos e se solidificando, formando uma “pelagem” cristalina e brilhante, que ajuda as raposas a se disfarçarem com o ambiente e lhes dão uma belíssima aparência de pokemon.

E claro, se você gostou das raposas, deve gostar de ver um making off de sua produção:


Acho que ficamos por aqui, espero ter ajudado a responder algumas dúvidas sobre este planeta batuta.

 

Referências


http://starwars.wikia.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s