X-CIÊNCIA – Como funciona a arma do Capitão Frio?

E aí gente batuta!

Saindo mais um X-Ciência!!Mais uma vez falando do Flash! Não diretamente dele mas um dos seus mais conhecidos vilões. Afinal, Capitão Frio é um bom exemplo de poderes que podem “anular” o Flash. O frio retira energia de nossas moléculas, quando fazemos isso diminuímos a velocidade de agitação das partícula.

 

Aí você pergunta… “e daí?”. Daí que estes dias um amigo meu me perguntou se seria possível criar uma arma como a do Capitão Frio, no qual congelasse os objetos! Achei um ótimo tema para o X-Ciência! Primeiro, como funcionaria esta arma? Então vamos lá!

Temperatura? Que troço é este?


Só para nos localizarmos. “Calor” não é uma substância, portanto não “sai” de um objeto e vai para outro, na verdade, calor é a transferência de energia térmica entre dois corpos. Não se usa o calor como medição e sim a temperatura. Quando medimos a temperatura, estamos na verdade medindo o “grau de agitação das moléculas”.

Deixa eu explicar melhor. Um corpo com maior temperatura, possui maior energia interna (no caso energia térmica). Esta energia permanece em suas moléculas que ficam agitadas. Portando mais espaçadas e mais maluquinhas.

Não entendeu?

Como numa festa, quanto mais “quente” mais as pessoas se balançam, se agitam e ocupam mais espaço! Ou seja, maior a temperatura = maior a agitação das partículas.

Portanto a arma do Capitão Frio (e podemos estender essas teorias para seus parceiros de poderes: Mr Freeze, Homem de Gelo, etc…) na verdade retira energia das moléculas as quais ele deseja esfriar! E como ele faz isso? Tenho 2 teorias:

1) Simplesmente Criando Gelo:


Uma das explicações mais simples (e é inclusive a usada na imagem ao lado) é que a arma simplesmente é uma espécie de atiradora de gelo. Ela possui um catalisador que transforma seu disparo em algo como nitrogênio líquido, que ao entrar em contato com o ar, congela as moléculas que perdem sua energia de agitação para o gelo.

Não há segredos nesta teoria, possivelmente a dificuldade estaria em criar uma fonte para este líquido.

Acho que esta explicação é bem condizente com a Era de Ouro, mas nos dias de hoje me deixa muito insatisfeito. Devemos pensar se sua arma é tão simples.

Sempre vemos que o Bats acaba errando e tomando tiros de Mr Freeze, ou o Flash bobeia e deixa uns civis tomarem uns tirinhos. O que eles fazem? Tentam descongelar a pessoa o mais rápido possível. Isso funciona se a arma de ambos for apenas atirador de gelo. Ela congela o ar em volta da pessoa e tchãnã… temos um picolé humano. Isso explica porque temos cenas como esta:

Na imagem acima, o ar em volta de Flash foi congelado e gerou uma camada dura que faz com que ele não possa se mexer. E se ele ficar demais assim morreria de hipotermia. Ele nem parece estar sofrendo. O gelo ainda não congelou sua pele.

Sim, sei que as moléculas de Flash são mais agitadas que o normal, e portanto seria um motivo para ele não congelar. Mas creio que todos sabem que o Flash não é o único alvo de Frio.

Mas o que acontece nesta outra imagem a seguir?

O congelamento foi tão rápido que foi possível quebrar a perna do Quick. Como isso é possível? Vamos para a teoria 2.

2) Absorção da Energia Cinética das Moléculas.


Gostei muito da aparição do Capitão Frio no seriado do Flash. Algumas coisas foram ditas no seriado que me influenciaram nesta teoria. E se a arma simplesmente não gerasse gelo e sim tirasse a energia cinética das moléculas transformando em outra coisa? Quem sabe energia luminosa?

Digo isto pois ao entregar a arma para Snart, no seriado The Flash, o vendedor comenta sobre usar óculos devido ao brilho que a “chama branca” faz. Fora a potência da arma. Seria apenas um gerador de gelo? Acho que assim ela demoraria muito para congelar uma perna (por exemplo). Mas e SE ela atuasse retirando a energia diretamente das moléculas e jogando no ambiente como outra coisa ou retardando suas partículas?

Bem, a princípio esta foi minha idéia, contudo para congelar apenas 10kg de carne bruta precisaríamos converter para energia luminosa de mais de 200 mil lâmpadas. Haja brilho!

Uma possibilidade é o raio criar uma radiação que desacelera as moléculas, isso seria também um raio de contusão. Como o soco do Hyoga de Cisne.

Isso tornaria a arma mais de 200 vezes mais letal. Quero ver o Batman escapar desta. Mas e aí? Qual seria a teoria certa? Vamos achar um meio termo…

3) Meia Calabresa Meia Muzzarela


E se ambas as teorias fossem corretas? Uma possibilidade (e na verdade minha melhor teoria) seria que a arma diminuísse o grau de agitação das moléculas por colisão de sua radiação (não vamos nos importar qual seria, acho que daria outra coluna pensar nisto). Parte da energia perdida seria convertida em luz (seria luminoso mas não 200 mil lâmpadas). E se isso fosse “regulado” conseguiríamos ambas as teorias.

Ou seja, com uma radiação baixa teremos uma colisão menor, e portanto, Snart congelaria apenas as moléculas de ar existentes no caminho de seu raio. A calibração deste raio permitiria criar até pequenas bolas de gelo no ar. Muuuito mais condizente com os quadrinhos (ou pelo menos na era pré-52).

 

Abastecimento da Arma?


Uma coisa interessante é o que “alimenta” a arma. Mr Freeze usa diamante (caro, hein). Mas quando Capitão Frio recarrega? Acredito que seja quando ele coloca a arma no cinto. Aliás, pode ser que seu cinto tenha muitas utilidades (como o Bats) como recarregar e regular a arma. Esta teoria me veio da saga Justice (não confundir com Injustice) desenhada por Alex Ross. Repararam que quando Capitão Frio apareceu no deserto ele continuava usando seu clássico cinto enorme amarelo?

No atual calor que andamos passando, falar sobre Capitão Frio é bem utópico… Mas enfim, espero que tenham curtido! Não esqueçam de comentar que é o que nos anima a continuar escrevendo.

E caso você tenha alguma idéia para ser discutida no X-Ciência é só mandar!

AUTOR: Marcelo
Marcelo é formado em Física pela USP, mestre em Astrofísica, nas horas vagas está terminando seu doutorado em Astronomia e nas horas mais vagas escreve para o Provollone.

Referências:

http://www.if.ufrgs.br/~leila/fase.htm 

Anúncios

2 comentários sobre “X-CIÊNCIA – Como funciona a arma do Capitão Frio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s