Dossiê Liga da Justiça – Novos 52

6706107f327d82538bb08fa65cf3b203

 

 

.

   Posso estar profundamente enganado, mas minha memória nostálgica acredita que a Liga da Justiça foi introduzida no coração dos brasileiros graças ao desenho Superamigos – e o tão aguardado filme do super grupo,  não vai apenas realizar o sonho destes antigos fãs como irá abrir as portas do Universo DC para muitos novos admiradores.

 Em verdade, muitos acreditam – e a Warner aposta – que o filme irá consolidar o universo cinematográfico da DC – que está em relativa defasagem quando comparado ao já consolidado (e em franca expansão) Universo Marvel. Contudo, como os mais antenados devem saber, a DC está buscando se sobressair por meio de um orçamento milionário, uma produção exuberante e um time de heróis de tirar o fôlego. Nesse quesito, de fato ninguém pode reclamar: ainda que seja formada por heróis particulares, cada qual com sua trajetória e importância individual, a Liga da Justiça, enquanto grupo, simplesmente agrega os maiores heróis do mundo e forma um time simplesmente imbatível!

O presente dossiê tem como objetivo tornar a Liga da Justiça mais acessível a este novo público – e quem sabe dizer uma ou duas coisinhas aos leitores veteranos. Para os novatos, talvez assuste dizer que o Universo DC conta hoje com 78 anos (!!!!!) – mas a editora desenvolveu uma estrutura de auto-renovação periódica que, embora enfureça alguns fãs mais conservadores, torna mais fácil a chegada de novos leitores.

f529d2474b97fea5f5739544910d974a

Usualmente, em nossos dossiês buscamos contar a história em sua tradicional estrutura linear – mas desta vez faremos algo diferente: vamos começar pelo tempo ‘presente’, que talvez interesse mais aos jovens leitores, para só depois nos aprofundarmos nas brumas do passado, o que ficará ao gosto dos mais curiosos.

677507

 

.

A Liga da Justiça surgiu no auge da chamada Era de Prata, mais precisamente em março de 1960 – na publicação The Brave and The Bold #28. Ao longo destes 57 anos a equipe mudou muito, mas buscaremos destacar suas formações notáveis – começando pela formação que estará presente no filme, o que nos leva à linha editorial Os Novos 52!

.

.

.

.

Os Novos 52


Tudo o que sabemos acerca do futuro filme da Liga da Justiça nos leva a esta particular formação do grupo de heróis. Como veremos mais tarde, esta composição guarda fortes ecos da formação original, de 1960 – e reúne, em essência, os maiores ícones da DC.

new-52-justice-league-768x497

Iniciado em agosto de 2011, o Universo Novos 52 buscou reestruturar toda a história/cronologia da DC Comics por meio de 52 títulos mensais, que de alguma forma começariam a contar a história dos personagens do ZERO, de modo a tornar mais fácil a chegada de novos leitores. Podemos dizer que alguns autores levaram o conceito mais ao pé da letra do que outros – e embora a cronologia da Liga da Justiça não necessariamente tenha sido respeitada nos títulos solos dos respectivos heróis, a revista da Liga da Justiça foi narrada literalmente do ZERO: o primeiro encontro entre estes heróis ocorre nestas páginas  e os eventos que se desenrolam em seus números iniciais têm importância central para todo o Universo DC – o que tornará mais fácil, de certo modo, entender a importância do filme da Liga  E acompanhar a HQ.

15

O mundo foi assolado por uma inesperada invasão de criaturas alienígenas aladas, chamadas parademônios, e a revista da Liga da Justiça irá mostrar, lentamente, a aliança entre estes heróis para combater a nova ameaça. Na edição 1 temos o primeiro contato de Batman com o Lanterna Verde [clássico] Hall Jordan, as primeiras aparições de Victor Stone (antes de se tornar o Cyborg) e um breve embate com o Super Homem. Na segunda edição o Lanterna Verde chama o Flash para ajudá-lo contra (!) o Super Homem – até os quatro personagens perceberem que estão todos atrás dos mesmos inimigos. No número 3 a Princesa Amazona se junta ao time e temos a primeira aparição do Aquaman – e é na quarta edição que o Cyborg se junta ao grupo, edição em que Darkseid chega à Terra para consolidar a invasão. Na edição 5 Super Homem e, posteriormente, Batman são enviados ao mundo de Darkseid, Apokolips – e na sexta edição temos a emocionante conclusão da saga, que você terá que conferir por si próprio!

Este arco de publicações foi lançado no Brasil pela Panini, entre junho e novembro de 2012 – mas qualquer leitor poderá encontrar facilmente o encadernado Liga da Justiça: Origem, que traz em um único volume os doze primeiros números da revista.

Lanterna Verde e a animação Liga da Justiça: Guerra


Diante do trailer, os fãs de quadrinhos estão desde cedo se questionando: cadê o Lanterna Verde?

Novos leitores podem, pelo contrário, ficar ligeiramente aturdidos com este personagem que não está no filme.Unite-The-Seven

Para além de muita especulação, não há nada de concreto. Como veremos mais adiante, o Lanterna Verde sempre teve papel central no Universo DC e na Liga da Justiça – então não é fácil entender sua ausência – e muitos acreditam que ele será acrescentado ao time, formando os ‘sete’. Como???

Para quem chegou agora, uma das ações promocionais acerca do filme da Liga trouxe um cartaz com a inscrição: “unite the seven”. Quem será o sétimo?

Para alguns, seria justamente o Lanterna Verde; para muitos, Ajax, o Marciano, personagem fundador da Liga da Justiça clássica, como veremos em outro momento; e para alguns, ainda, seria Shazam, o Capitão Marvel. E por que?

Porque em 2014 a DC Universe Animated Original Movies lançou a animação Liga da Justiça: Guerra, que é praticamente uma versão da saga contada em Liga da Justiça #1 a #6, porém com o personagem Shazam no lugar do Aquaman… Particularmente, prefiro não comentar esta substituição – mas recomendo a animação, um ótimo preparativo para entrar no clima do filme!

Voltando rapidamente ao mundo dos quadrinhos, podemos dizer que a linha editorial Os Novos 52 durou até maio de 2016, quando teve início uma nova onda chamada Renascimento. A revista da Liga, portanto, encerrou um ciclo justamente no número 52 – concluindo uma mega saga diretamente relacionada aos eventos que deram origem à Liga da Justiça e o vilão Darkseid. Não deve ser difícil para o leitor imaginar, frente a este panorama, a importância do grupo para o universo dos quadrinhos e, do mesmo modo, como a aventura escolhida para brilhar na telona tem um potencial simplesmente épico!

E não esqueçam, caso queiram um dossiê específico é só nos escrever!

 

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Dossiê Liga da Justiça – Novos 52

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s