X-Ciência – Como funciona o teleporte?

Dois pra subir!

Teleporte! O sonho de consumo de todos os nerds de plantão. Muita gente me pergunta sobre como funciona ou funcionaria caso existisse tal instrumento tecnológico. E estes dias, o Sr Delli re-assistiu pela nonagésima vez o maior clássico sobre teleporte: A Mosca.

The Fly (1986)

E alucinado com o filme, o Sr Delli fez um belíssimo texto que você consegue ver aqui (link) e me convocou para discutir sobre este aparato. Vamos entender primeiro à quantas anda os projetos  de pesquisa sobre científicos na área (sim, existe pesquisa disso) e depois vamos pensar sobre o teleporte no universo nerd.

O que é teleporte?


A idéia do teletransporte consiste na transferência de informação a distância. Aí você berra “Não é só isso!”. Calma, tem muita coisa envolvida mas para ciência já basta.

Então o TELEPORTE é possível?

Sim! Não conseguimos viajar pelos planetas, pois o teleporte está apenas no nível quântico. Mas estamos trabalhando nisso!

Em 1998, na Caltech, os cientistas conseguiram transferir a informação de um fóton. Eles copiaram a informação do fóton, reconstruindo por um cabo coaxial, mas com a destruição do original.

Portanto, o teletransporte consistiria de um escaneamento completo do objeto, que seria destruído no processo, em seguida ocorreria a transferência da informação por uma determinada distância e, por fim, sua reconstrução. Bem… acho que eu tenho a mesma opinião de Sheldon Cooper sobre este assunto. Isso não é beeem um teletransporte, o “eu” que emergir do outro lado não será exatamente você. Pois você morreu no processo, não? Me lembra aquele filme, O Grande Truque, onde temos a aparição do senhor Tesla. Contudo parece que essa idéia de “destruição” é muito discutida. Estamos mesmo destruindo o corpo? Ou transformando em informação? É apenas um recorte do fóton?

O que somos? Informações dentro de uma camada de carne? O que estaríamos transferindo seria a alma? Filosófico, não?

O que se sabe é que fótons podem se “comunicar” à distância. Podemos transferir informações de um para outro.

Engraçado pensarmos que conseguimos transferir informação de um fóton ao outro. Gostei muito de uma hipótese dada por um professor (na verdade acredito que veio do senhor Moysés Nussenzveig). Imagine uma maçã 3D, ou seja, eu vejo as 3 dimensões da bagaça. E esta maçã pousou no mundo 2D. Sabe aquelas protuberâncias na parte de baixo da maçã? Então, no mundo 2D, eles serão vistos como pequenos círculos separados, como se fossem objetos distintos. Se um habitante do Mundo 2D mover 1 círculo, todos os outros se moverão junto! Comunicando-se via outra dimensão (olha o gif bunitinho que eu fiz):

Maçã 3D no mundo 2D

 

Ou seja, a teoria é que o teleporte envolva um caminho da informação por outra dimensão!

TIPOS DE TELEPORTE


Sempre vemos nos quadrinhos diversos tipos de teleporte, vamos exemplificar os 3 tipos mais populares e explicarmos seus métodos.

Estilo Jornada nas Estrelas:

Este é o método mais clássico e mais próximo do pretendido pela ciência. E inclusive o mesmo empregado no filme “A Mosca”. Com o diferencial que a seleção da área de teleporte é bem definida, não precisando de auxílio para esta determinação (o que provavelmente não era o caso em “A Mosca”).

A idéia é a mesma discutida anteriormente. Há um escaneamento do seu corpo (destruindo o mesmo), transferindo a informação por outra dimensão até o ponto de interesse (meio que cortando caminho) e assim reconstruindo o objeto naquele ponto. Geralmente vemos este tipo de teleporte associado a um aparato tecnológico.

Exemplos vistos nas mídias: Star Trek, A Mosca, Tron (gosto de pensar que ele foi teleportado para dentro do computador).

Estilo Nortuno:

Num primeiro momento vocês vão achar que este teleporte é exatamente igual ao anterior, mas reparem, não há escaneamento. Sim, o objeto a ser teleportado NÃO é descontruído! Então é realmente um teleporte sem morte :).

Aliás, adoro este personagem e então é sempre um prazer falar deste herói da Marvel. Noturno cria uma abertura em nossa dimensão, sendo transferido para uma outra (tão rapidamente que mal é notado). Nesta dimensão ele pode viajar com maior velocidade, e portanto, reaparece em outro ponto onde ele mesmo cruza novamente a divisão das dimensões, e isso é feito instantaneamente. Mas como o Noturno viaja pela outra dimensão sem nem notar? Bem, isso vai depender, que dimensão é essa? O enxofre que ele solta vem de lá? Possivelmente as nossas leis da física não se aplicam nela, então só podemos supor. Principalmente como seu corpo pode viajar assim.

Geralmente este tipo de teleporte pode levar outras pessoas desde que mantenham contato físico.

Exemplos vistos nas mídias: Noturno (Marvel), David Rice (Jumper), Dentinho (Marvel), Teleporter (Marvel).

Estilo Darkseid:

Para quem não sabe, Darkseid (personagem da DC) se utiliza dos famosos tubos de explosão. Ele realiza um teleporte muito similar ao Noturno, com a diferença que ele não realiza o transporte instantaneamente. Ele cria um portal, que é um tubo. Este tubo atravessa outra dimensão e se finaliza no ponto do destino. Assim você pode simplesmente andar através do tubo e se teletransportar fisicamente (sem o escaneamento e destruição do corpo original).  Mais uma vez o fator “outra dimensão”. E desta vez percebemos que o teleporte pode ser feito por qualquer pessoa ou coisas que atravesse o portal. Aliás, para os fãs de anime vão lembrar do personagem Novu de Hunter x Hunter, no qual ele cria portais dimensionais para um espaço especial (de outra dimensão).

Exemplos vistos na mídia: Darkseid (DC), Stargate, Big Hero 6, Novu (Hunter x Hunter)

O QUE ACONTECEU NO FILME A MOSCA?

Ok, o Sr Delli quer muito saber minha opinião sobre o filme, então lá vai. Mas antes, vou falar spoilers do filme, então se você é um nerd chato fã metódico que não gosta de ouvir nem mínimos detalhes, vá embora.

Não, ele não está no banheiro.

Ficou aí? Então vamos lá.

No filme temos um exemplo claro de escaneamento com a destruição do corpo inicial. Durante o experimento, a mosca entrou no teleporte, e portanto, os corpos do cientista Seth e da mosca foram destruídos. Até aí beleza, mas o que acontece em seguida é sua reconstrução. O computador parece ter tido problemas com isso, ele mesclou os dois. O erro pode ter sido um simples problema. Quando houve o escaneamento, o programa não conseguiu diferenciar 2 corpos dentro da máquina. Ele leu X números de células, Y número de átomos, Z número de elétrons, etc. Entretanto, quando esta informação foi levada, os dados estavam duplicados, já que haviam 2 corpos. (Durante o teleporte Seth tira sua roupa, pois provavelmente previu que o computador teria problemas nessa questão). Mas aí ao receber as informações para reconstruir o corpo, o programa reconstruiu ambos os corpos ao mesmo tempo.

 

Ao teletransportar 2 animais (na cena deletada que o Sr Delli comentou) ele teleportou animais de massa similar, assim a reconstrução de um sobre o outro mesclou ambos. Ao teleportar, como a mosca era minúscula, pouco restou dela sobre o corpo de Seth. Contudo, podemos perceber que alguma informação penetrou em seu DNA e assim, seu corpo começou a recriar células de uma mosca, pois seu “manual” havia sido corrompido, criando assim alterações absurdas no corpo de Seth. Repare que o primeiro sinal da transformação de Seth é em seu ferimento nas costas, ou seja, onde era preciso novas células (que seu corpo já não sabia criar corretamente).

 

Por fim, fico me indagando, não é possível que aquelas câmaras de teleporte estejam isentas de outras corpos (bactérias, fungos, poeira). Toda a vez que ele teleportava era mesclado com eles também? Teríamos o homem-bactéria se ele não virasse uma mosca?

 

Bem, esta é minha teoria. Satisfeito, Sr Delli? Alguém tem outra idéia?

 

E para animar, que tal um teleporte promocional feito para a estréia do novo filme de Star Trek?

 

Marcelo é formado em Física pela USP e mestre em Astronofísica, nas horas vagas está terminando seu doutorado e nas horas mais vagas escreve para o Provollone.

Referências

http://www.startrek.com

http://www.marvel.wikia.com

http://www.dc.wikia.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s