DA TAVERNA PARA CASA: Por onde começar

Todo mundo deveria jogar RPG uma vez na vida, pelo menos, nem que seja pra falar que não gostou (nesse caso deveria jogar duas vezes, só pra ter certeza). Pode ver com qualquer pessoa que jogue, ela te dirá que ama, recomenda e se dedica, afinal, como muito bem dito por Mike no Stranger Things, “eu fiquei preparando essa sessão por uma semana, como saberia que ia durar 10 horas?”. Ninguém escolhe investir tanto tempo fazendo algo sem graça ou sem valor.

Mas RPG tem uma triste verdade: é complicado em um monte de coisa, o que pode afastar jogadores iniciantes e desanimar veteranos. O que não falta na internet é gente contando histórias e piadas sobre como aquela campanha deu errado, como um dos jogadores  incomodou todo mundo, ou como ninguém conseguiu jogar por complicações mil.

A principal complicação é, sem dúvida, achar pessoas pra jogar (dados e livros tem pdfs e apps na play e na app store que fazem bem o trabalho, então ta suave).

Esta tarefa pode ser até complicadinha, dependendo de onde você mora e de quanto te incomoda interagir com desconhecidos, mas é necessária no começo e com o tempo da pra encontrar um grupo mais fixo. O jeito mais rápido de montar um grupo é pela internet: um google “grupos pra se jogar RPG” já traz resultados relevantes; o facebook está infestado (no bom sentido) por grupos e páginas voltadas à divulgação do hobby, algumas abertas à pedidos de grupo; e ainda existem fóruns dedicados onde tópicos inteiros pra se procurar grupos, como Reddit e etc.
Um pouco mais difícil, mas talvez com maior chance de sucesso, é ir para lojas e eventos da cultura nerd e interagir com a fauna local. Se você estiver com pressa, procure pelas pessoas com muitos papéis e dados sobre a mesa, estes com certeza são RPGistas. Se tiver tempo, devaneie um pouco e converse com quaquer um do local, uma hora alguém vai saber de RPG. Nem sempre as pessoas estão procurando por grupo no momento, mas se você for simpático e trocar contato, eles te chamarão pra algum jogo atual ou futuro e gg, você tem um grupo!

Com um grupo em mãos, é preciso decidir qual sistema jogar. Isso não é difícil, muito pelo contrário: quase todo mundo joga no seu sistema favorito sempre, ou sem sistema muito bem definido. O problema é que a maioria das pessoas para no sistema que começou e não se arrisca em novos horizontes; Pior ainda, algumas pessoas não gostam do sistema que sempre jogam mas não procuram outros! Qual sistema é melhor ou pior é uma conversa pra outro post, mas trago aqui alguns sistemas populares que valem a pena o teste, seja pra quem nunca jogou, seja pra quem nunca trocou:

D&D, um dos mais famosos e literalemente o mais antigo sistema de RPG,  geralmente acaba como primeira opção da maioria. Pela sua fama, acaba sendo familiar e agradando a todos, embora algumas pessoas prefiram outros estilos de jogo; é uma escolha sólida que quase nunca erra, porém o preço dos livros de regras pode afastar. Pathfinder é uma excelente alternativa gratuita, e existem inúmeras ferramentas online (como o site roll20) e apps pra auxiliar no jogo.

FATE é um sistema gratuito, muito mais flexível que D&D em regras e em “sabor” (do inglês flavour, quer dizer detalhe), sendo uma escolha mais confortável pra jogadores iniciantes e uma excelente escolha pra acelerar o jogo sem abrir mão de detalhes. Por ser mais genérico, alguns jogadores podem estranhar no começo.

3D&T, deixando o melhor por último, é um sistema totalmente brasileiro! É possível trombar com os criadores nos eventos daqui e a comunidade é rica em gente parça e em conteúdo maneirasso (e o melhor, em português). As regras são limpas e simples, perfeito pra quem quer começar logo a jogar, e são mais voltadas pra combate. O sistema porém roda qualquer aventura e possui um material de apoio incrivelmente vasto para ajudar os jogadores a bolarem seus personagens e aventuras!

É isso que temos pra hoje na taverna, espero que tenham gostado! Procurem por grupos e joguem muito rpg, até a próxima ❤

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s