Divã do Provollone – Eram os heróis, astronautas?

Você iria na igreja do Superman? Teria coragem de passar de porta em porta para falar um pouco da palavra do Batman? Seria batizado segundo religião do Capitão América? Enfim, já parou para pensar que os super heróis podem ser como os deuses modernos?

 

Como sempre fazemos, vamos começar pelo começo. Vamos entender, de forma resumida, como surgiu a necessidade de adoração. Imagine que você é um homem primitivo. Passa os seus dias fazendo o básico: acorda, procura uma presa pra caçar, planta, nada no lago, briga com outras tribos e no final do dia vai dormir.

A única certeza que você tem é que o dia acaba e chega a noite. Depois a noite acaba e chega o dia. Como todo humano curioso e dotado de “inteligência”, você começa a questionar como isso seria possível. Chega, então, à brilhante conclusão de que existe uma força superior responsável pelo dia e pela noite… BUM!! A partir disso, caro leitor, o processo ficou bem fácil. Tudo aquilo que não podia ser entendido pelo homem, era responsabilidade de algum deus.

Maremotos? Claro que só podia ser coisa de Poisedon. Tá apaixonado e na friendzone? Culpa da Deusa Afrodite. O sol tá muito forte? Pode culpar o Deus Apolo. Sem nada pra fazer no sábado a noite? Começa a rezar pro Dionísio, deus das festas e do vinho. Quer andar sobre as águas? Sabe pra quem pedir… Naruto.

Existia um deus próprio para tudo e todos. Enquanto tudo isso era apenas uma tentativa de explicar o mundo ao redor, estava ótimo. O problema aconteceu quando começaram a construir lendas heroicas e dramáticas para os deuses. Aí os deuses passaram a ser vistos como as criaturas mais importantes, as melhores do mundo. Logo em seguida, no antigo Egito, surgiu a cultura monoteísta, que venerava um único deus para todas as coisas e o blá blá blá que vocês já conhecem.

 

Agora vamos voltar para o presente. É óbvio que os heróis e seus respectivos poderes são baseados, de certa forma, nas lendas dos deuses antigos. Não concorda comigo? Então vamos pegar o Superman de exemplo. O cara veio do espaço, tem poderes que o deixam mais forte que qualquer outro ser humano, é um semi imortal e quer proteger a raça humana a qualquer custo. Além disso, com sua visão de calor, pode transformar a água em vinho. O que falar do Shazam então? Ele tem a sabedoria de Salomão, a força de Hércules, a resistência de Atlas, o poder de Zeus, a coragem de Aquiles e a velocidade de Mercúrio (que não é aquele Mercúrio dos Vingadores 2).

Mesmo assim você ainda não acredita que os super heróis podem virar deuses? Realmente… Quem iria acreditar em um personagem fictício em pleno século 21?

Antes de tudo precisamos entender que os seres humanos precisam acreditar em alguma coisa. Precisamos ter fé. Ela nos ajuda a seguir em frente. Nos ajuda a acreditar que o bem pode vencer o mal. Agora olhe para o seu redor. O que temos estampado em cada camisa de cada criança e adolescente? O que leva multidões ao cinema hoje em dia?


Existem algumas crianças que não conhecem filosofias antigas e não sabem quem eram, por exemplo, os deuses do Olimpo. Mas conhecem o ThorCapitão AméricaHomem de Ferro….

É por isso que acredito fielmente que os super heróis vão se tornar os novos deuses. Aliás, eu quero viver para ver as igrejas que serão erguidas em nome desses personagens… E estarei lá, como um bom pastor, para contar histórias mágicas dessas incríveis criaturas para os meus fiéis. Com lágrimas nos olhos.

Aleluia, irmão!

Autor: Léo Provollone

Léo é formado em psicologia, coleciona quadrinhos, bonequinhos e casos de bebedeira. Além de seus sérios problemas com TOC, como separar seus imãs de geladeira com uma régua, Léo considera HOUSE a melhor série já feita pelo homem, apesar de nunca ter assistido o último episódio.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s