X-CIÊNCIA – Energia do golpe do Samurai X: AMAKAKERU RYU NO HIRAMEKI

Oi galera!

Com o filme do Samurai X, resolvemos comentar um pouco sobre este maravilhoso anime e, claro, sobre o golpe mais poderoso do Kenshin: Amakakeru Ryu No Hirameki… lembro que demorei dias só pra conseguir pronunciá-lo! 🙂

 


Ainda não vi o filme, mas se for nos mesmos moldes que o primeiro, “Rurouni Kenshin” (2012), será excelente! O filme me impressionou bastante :)… as cenas de luta não ficaram forçadas e ficou muito fiel ao mangá!

Pra quem não lembra, o anime conta a história de um samurai, na Era Meiji no Japão, que era conhecido como Battousai, o retalhador (um grande assassino). Entretanto, depois de umas tretas tristes (não darei spoilers), ele prometeu nunca mais matar. E tanto é, que ele usa uma espada com o corte invertido :)! Nunca entendi porque ele não usava uma totalmente sem corte… será que ele pensava em recaídas? 🙂

O Kenshin foi treinado no estilo Hiten Mitsurugi, que tinha como lema atingir velocidades altas, para que os golpes fossem imperceptíveis. Legal né? Acho que ele só não conseguiria competir com o Flash… 😦 … mas quem conseguiria? É a idéia básica de “bater mais rápido” e assim não ter tempo de ver o ataque (e nem defender). Muitos de nós usamos o mesmo princípio ao apertar a campainha de uma casa e sair correndo :p.

http://ptanime.com/wp-content/uploads/2013/04/analise-rurouni-kenshin-imagem-1.jpg

O ataque mais poderoso do Hiten Mitsurugi é o Amakakeru Ryu No Hirameki. O objetivo é derrotar o oponente com um único golpe. Olha como ele funciona [segundo a wikipédia, pois não lembro de todos esses detalhes :P]:

Parte 1: Com a espada desembainhada com o polegar, e antes do primeiro passo, com o pé esquerdo na ponta dos dedos, ele executa um movimento circular de ataque, podendo já derrotar o inimigo aí.
Parte 2: Se o inimigo defender ou esquivar o golpe, ele continua o movimento, cortando o ar em um círculo compreendido entre seu peito e a lâmina, o qual forma um vácuo, defendendo-o enquanto de costas, e puxando seu inimigo para si.
Parte 3: Puxado pelo vácuo, o inimigo fica sem defesas, sendo acertado quando o usuário retoma sua forma inicial em um novo ataque circular, mas, dessa vez adicionado à força centrípeta do vácuo no circulo.

http://www.zerochan.net/65059#full

Ok, agora vamos tentar calcular a energia desse golpe? 


– Todos os cálculos a seguir são apenas aproximações.

– Usaremos apenas física básica para maior facilidade de compreensão.

– Os valores de incerteza são calculados de modo estatístico por propagação.  

– Não tente isso em casa, esses cálculos são feitos por profissionais.

Segundo o anime, o golpe não é perceptível ao olho humano. O nosso olho leva cerca de 40 milésimos de segundos (0,04s) para processar uma imagem [fonte aqui], ou seja, o movimento circular mencionado acima tem que ser mais rápido do que isso :o! Haja braço hein! ^^’

O comprimento de uma espada japonesa (katana) é em torno de ~0,7 m. Dessa forma, a velocidade dela, considerando um movimento circular uniforme, seria:

Considerando que uma espada tem uma massa em torno de ~1,5 kg, isso equivale a uma energia de:

gentlemanotoku.files.wordpress.com


Só pra ter uma idéia do que isso significa, é como se uma pedra de mais de 900 kg caísse de uma altura de 1 metro em sua cabeça! Causaria um belo estrago né? Ou não, se você for cabeça dura.


E como vimos, o inimigo não tem como escapar! Mesmo se desviar da primeira investida.

É isso aí gente, espero que tenham gostado, e como é tradição, ao ensinar este golpe, o mestre morre passando para o aluno seu conhecimento. Acho que como ensinei as fórmulas do poder do Kenshin… não estou me sentindo bem…




Autora: Daiane Seriacopi


Daiane é formada em física, mestre em astrofísica e doutoranda também (e vegetariana), gosta de animes e tem horror a orelhas em seus livros e assiste mais de 20 seriados por semana. 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s