X-CIÊNCIA – Como funcionam os poderes de Invisibilidade?

Yay! Aqui estamos em mais um X-Ciência. Desta vez respondendo mais uma dúvida curiosa. Como alguém fica invisível?

 

O poder da invisibilidade não é algo exclusivo de Sue Richards. Harry Potter usou sua famosa capa para suas escapadinhas, temos muitos episódios de Star Trek com naves invisíveis, e até um filme mais ou menos (e tenso) com Kevin Bacon e claro o famoso jato da Mulher Maravilha (que não vimos no filme, hahaha eu sou hilário).

Mas seria possível a existência de algo realmente invisível? Como se explicaria a existência de uma Mulher Invisível?

Na verdade nem é tããão absurdo assim algo deste nível. No mundo científico, a invisibilidade é bem pesquisada e até existem projetos em andamento com resultados interessantes. Portanto, acomode-se e veja as possibilidades para você se tornar invisível, em breve numa lojinha pertinho de você.

Mas antes, deixe-me lembrar como e por que enxergamos. Nós, seres humanos, possuímos órgãos (os olhos) que detectam luz visível refletida ou emitida pelos objetos a nossa volta.

A luz do Dr Luz atingindo o Beholder Observador

O termo invisível vem de impossível de se ver, transparente aos nossos olhos.

Muitos devem lembrar do Predador que não utiliza a luz visível para enxergar, seus olhos estão adaptados a capturar a radiação infravermelha (emitida pelo calor). Logo, para o Senhor Arnold ficar invisível, ele bloqueia esta emissão e se mistura ao cenário, tornando-se impossível enxergá-lo.

Teoria 1 – METAMATERIAIS


Para criarmos invisibilidade basta distorcermos a luz que reflete em nossos corpos utilizando materiais específicos, os metamateriais. Estes materiais distorcem a radiação eletromagnética que atinge o objeto, tornando o objeto invisível

Metamaterial envolvendo o objeto distorcendo o caminho da luz.

Olhe a imagem acima para entender o princípio, bem simples, não? É como se o objeto nunca estivesse ali, a luz contorna o mesmo, saindo como se o objeto fosse transparente. Pesquisadores da Universidade de Rochester desenvolveram metalentes que realizam o mesmo princípio, tornando um objeto invisível. O dispositivo utiliza 4 lentes e tenho certeza que o exército deve ter se interessado muito na técnica :).

A primeira possibilidade é que Sue produza um metamaterial (expelindo pela pele?) que envolva seu corpo e portanto gerando a invisibilidade. Lembrando que para tornar alguém invisível Sue deve tocá-lo, possivelmente para passar seu metamaterial.

 Lá pelo final dos anos 90 surgiu um seriado chamado “O Homem Invisível” no qual o protagonista possuía uma glândula que secretava um metamaterial tornando o mesmo invisível. Uma coisa interessante (e bizarra) é que ele tornava objetos mais frios por envolvê-los com seu metamaterial. A série não fez muito sucesso mas é um bom exemplo do metamaterial.

E antes que você pense que estamos muito distantes disso, veja uma capinha batuta (feita com um metamaterial) para os dias que você quer passar despercebido.

Eu compraria…

Teoria 2 – Lentes Temporais


Homem Invisível (Liga Extraordinária) bebendo

Ok, mas perceba o seguinte: se Sue Richard comer alguma coisa enquanto está invisível, a coisa fica invisível? Ou vemos ela percorrer todo o caminho até seu estômago onde é digerida e desaparece? Acredito na primeira possibilidade, apesar de não lembrar algum momento que isso ocorra. Isso comprovaria que Sue tem um metamaterial em torno do corpo, mas caso tenhamos a segunda possibilidade (coisa já vista no filme Liga Extraordinária), aí teríamos que pensar em outra teoria.

Já citei aqui o filme O Homem Invisível (o com o Kevin Bacon, não a série), nele é  dito claramente que para tornar alguém invisível devem “tirar a pessoa de fase”. Isso aí, eles tiram os fótons das pessoas de fase. Doido? Vamos com calma…

Lembram quando eu expliquei (lá em cima) como enxergamos? A luz atinge o objeto que reflete e atinge nossos olhos, e se esses fótons se atrasassem? E se diminuirmos a velocidade deles? Permitindo um espaço para outros fótons chegarem? Essa é a idéia das “lentes temporais”. Pesquisadores da Universidade de Cornell conseguiram atrasar um raio de luz durante 110 nanosegundos, e o raio se tornou invisível. Vou citar a metáfora que usaram para explicar o fenômeno:

…pense nos fótons como um trânsito intenso na estrada. Se você desacelerar o tráfego em certo ponto lá na frente, você vai abrir um espaço. Você vai poder atravessar a estrada usando o espaço vazio e, em seguida, acelerar o resto do tráfego de novo para os carros que ficaram alcançarem os carros que estão lá na frente. Para alguém que está bem no fim do trânsito, a brecha não existe e a provavelmente nunca existiu, já que não houve evidência dela

Este tempo ainda é pequeno, mas as pesquisas indicam que podemos até duplicá-lo. Portanto, outra possibilidade é Sue, de alguma forma, ter controle sobre os os fótons refletidos, se tornando uma lente temporal, podendo retardá-los.

Aí vocês vão perguntar: E os campos invisíveis?

Isso poderia estar envolvido com o poder de invisibilidade… ou não… acredito que seja digno de um próximo X-Ciência. Enquanto isso, como não dá para comprar a famosa capa de Harry Potter, o jeito é ficar invisível por outros métodos.

Marcelo é formado em Física pela USP e mestre em Astronomia, nas horas vagas está terminando seu doutorado e nas horas mais vagas escreve para o Provollone.

Referências

-http://www.physics.org/article-questions.asp?id=69 

-http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2014/09/cientistas-criam-dispositivo-que-funciona-como-capa-da-invisibilidade.html

-http://quarksegluoes.blogspot.com.br/2009/02/roupa-invisivel-melhor-forma-de.html

-http://super.abril.com.br/blogs/superblog/fisicos-criam-capa-da-invisibilidade-que-funciona-de-verdade/

-http://www.mundocurioso.blog.br/2011/04/como-ficar-invisivel-na-vida-real.html

Anúncios

Um comentário sobre “X-CIÊNCIA – Como funcionam os poderes de Invisibilidade?

  1. Pingback: X-Ciência – Como funcionam os poderes do Tocha Humana? |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s