X-CIÊNCIA – Como funciona o laço da verdade da Mulher Maravilha?

Yay! E aí, pessoal, o filme tá bombando e todo mundo tá feliz. Temos finalmente um filme de supers com protagonista feminina. Aproveitando o embalo vamos fazer um X-Ciência temático! Vamos falar do laço mágico da princesa amazona!

Um tempinho atrás eu fiz um texto bem legalzinho sobre como Diana podia defender balas (link), apesar de que eu ainda acho que ela é invulnerável a balas e defende por hábito. Bom, já o laço envolve muitas idéias. Vamos aqui falar um pouco do artefato e colocar algumas hipóteses.

Poderes


  • Elasticidade – segundo consta na database da DC, a corda, forjada por Hefesto, tem elasticidade infinita. Ou seja, ela pode alçancar quem quiser e ainda usar o laço como chicote.
  • Super-resistência – Também segundo a sagrada database da DC, o laço pode segurar até Hércules. O que deve ser bastante para conter qualquer humano e muito meta-humano por aí.
  • Polígrafo – O principal é claramente é fazer com que a pessoa enrolada diga a verdade. Em algumas revistas mostram pessoas que apenas ao tocar no laço dizem a verdade, isso parece ser apenas um erro de interpretação, já que se fosse assim Diana também seria afetada sempre que usasse o laço. Mas hoje falaremos com mais aprofundamento sobre este último ponto!

William Moulton Marston, criador do polígrafo


Se você não sabia, William Moulton Marston é o criador do polígrafo. Este aparelho tem a capacidade (através de batimentos cardíacos, reações do corpo e até suor nas mãos) de determinar se uma pessoa está mentindo. Na verdade a eficiência deste aparelho ainda é muito discutida. Muitas vezes o aparelho não mostrou sucesso e ainda não é aceito como prova em tribunais.

Marston também criou a personagem Mulher-Maravilha e lhe deu como parte de seu leque de habilidade o laço que possui o mesmo poder que sua invenção. Contudo o laço não determina se a pessoa diz a verdade ou mentira, ele FORÇA a vítima a dizer somente a verdade! Muito mais eficiente!

Apenas um parênteses, o herói Demolidor utiliza seus poderes como um polígrafo para determinar se a pessoa diz a verdade ou não, contudo sua leitura é muito maior que o aparelho (devido aos seus sentidos), mas ainda assim podemos questionar a capacidade de leitura do herói. Sua leitura de “verdade ou mentira” é 100% garantida? Acredito que não.

Laço da Verdade X Soro da Verdade X Sopro do Diabo


Conhecido colaquialmente como Soro da Verdade, a mistura química de etanol, escopolamina, benzilato, midazolamina, pentanol e outros, ficou famoso através dos filmes e séries de espionagem o qual empregavam este produto como uma maneira eficiente de se obter as informações do interrogado.

Acontece que o soro da verdade não é bem a fórmula maravilhosa que se acredita. Na verdade ela dopa o usuário e cria uma lentidão de ação na área cerebral que coordena o livre-arbítrio. Durantes os testes iniciais da droga percebeu-se que vítimas previamente dopadas por outros produtos, antes do uso do soro, mostram mais resultados que os que não foram dopados. Mas após mais teste perceberam que só dopar as vítimas dava tanto resultado quanto usar o soro.

Na verdade  a conclusão é que o famoso Soro da Verdade nada mais é que um Soro do Desinibido, ele basicamente faz com que a pessoa possa falar mais, e não necessariamente faz com que ela diga a verdade (e muito menos que diga especificamente o que você quer). Logo, o laço da amazona não se encaixa em um “soro da verdade”.

O lendário Sopro do Diabo é uma droga o qual transforma a pessoa em um zumbi, forçando ela a obedecer e realizar tudo que a mandam. Essa droga ainda é apenas lendária (pelo menos oficialmente) e não se sabe nada sobre sua veracidade. Considerando a existência da droga, temos um ótimo exemplo do funcionamento do laço.

O Laço da Verdade força a pessoa a responder as perguntas do usuário e também a respondê-las com sinceridade.

 

Hipótese:

O laço parece funcionar como uma telepatia, ou exatamente como um hacker acessando um computador para extrair um informação importante.

Quando você ouve um pergunta, mesmo que você não aponte uma resposta, nosso cérebro acessa a resposta em “plano de fundo”. Quando sua mãe pergunta onde você está, mesmo quando você não deseja contar, você pensa sobre sua localidade criando uma imagem mental sobre a resposta que fica armazenada sem uso. Quanto mais complexa a resposta, menor e menos detalhada é esta imagem. Não acredita? Quando eu te pergunto 2+2 mesmo que você não responda parece que algo bate em seu cérebro, não? Se eu pergunto 23+27 talvez você nem pense na resposta, talvez você olhe e pense em algo como “mais que 40”, talvez você some os últimos algarismos. Isso porque a informação é mais complexa e precisa ser transmitida ao cérebro (você precisa se focar na resposta).

Minha teoria é, o laço serve de conduíte de informação, ele jogará a pergunta diretamente na parte do cérebro que contém esta informação e também trará a resposta. Claro, você possui uma espécie de firewall que se chama “livre-arbítrio” o qual tenta bloquear essa hackeada em seu cérebro. Nesta hora o laço disputará com você a informação, contudo em várias referências notamos que o processo de resistência ao laço parece ser doloroso e difícil.

Outra coisa que já foi notado em revistas da amazona é a possilidade de extrair idéias enterradas no seu íntimo. “Meu sonho é ser escritor” ou “Gosto de comer macarrão com feijão”.  E o que concluímos?

Conclusão:

O laço da verdade não parece funcionar como nenhum de nossos aparatos para detectar mentiras ou drogas para revelar a verdade. Acredito que o laço pode ter seus poderes resumidos nos itens:

  • Enfraquecer o livre arbítrio abrindo portas para idéias enterradas em nosso subconsciente;
  • Inserir e extrair respostas sem autorização do consciente.

Ou seja, o laço da verdade é o polígrafo perfeito! A ultimate máquina da verdade. Possivelmente o sonho de Marston! Ele é um “Professor Xavier Portátil”.

 

Extra:

Depois do reboot dos Novos 52, Hefesto comenta que os poderes do laço são de mentira e que a intimidação de Diana é o verdadeiro motivo da “extração da verdade”.  Pessoalmente, prefiro ignorar isso, pois então é melhor deixar o Batman ficar com esse laço de efeito placebo.

 

 

Referências

https://en.wikipedia.org/

http://ainanas.com/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s