Divã do Provollone – A Inveja Move os Vilões?

Bem vindos de volta, MILHÕES de leitores do Divã! (São apenas dois, na verdade.)


Hoje vamos falar sobre uma coisa que todo mundo tem, teve e vai ter ainda. O grande e obsceno mal da humanidade, um dos pecados capitais, o sentimento maior do gramunhão: a inveja!

 

Sim, senhoras e senhores que tem vergonha de assumir que são invejosos, vocês já pararam pra se perguntar porque sentimos inveja das pessoas?

É bem simples, na verdade.

A inveja em si não é um sentimento ruim. Deveria ser algo para nos motivar ou nos impulsionar em nossas vidas. Aqui vai um exemplo simples: imaginem o Plankton, o grande inimigo do Sirigueijo que quer a todo custo roubar a fórmula do hambúrguer de siri. Já perceberam como ele tem capacidade de fazer máquinas incríveis e montar planos mirabolantes? Ele poderia usar todos esses esforços para montar uma lanchonete melhor e com um hambúrguer mais saboroso. 

Percebemos que a inveja é um sentimento normal e dependendo das nossas motivações pode nos ajudar a melhorar nossa vida. O grande problema é a forma que algumas pessoas usam esse sentimento. A associação da inveja com a preguiça ou com a ganância pode levar à ações ruins. Imagine uma pessoa que teve sucesso na vida e virou uma pessoa famosa (como eu, no Provollone). Essas pessoas provavelmente passaram por várias dificuldades para chegar nesse estágio, correto? Alguns não querem passar por todas as dificuldades e preferem ficar amigo dos famosos para posteriormente roubar sua fama (como o Marcelo tenta fazer comigo).

Vamos a um outro exemplo. Todo mundo lembra do Scar, o tio mais querido do pequeno Simba. O grande Scar queria ser o rei do pedaço. O pequeno problema é que o seu irmão, Mufaza, já era o grande motherfuckerkingofthejungle. O jeito encontrado para resolver isso foi matar o Mufaza e ficar com tudo de herança.

Infelizmente isso não acontece apenas em histórias ou filmes. Temos muito casos de filhos matando os pais para ficar com a herança, esposa matando o marido para ficar com o dinheiro do seguro ou integrantes de podcasts querendo envenenar outros (um abraço pro Marcelo, de novo).


Existem casos, também, onde a inveja pode motivar pessoas a superar seus limites. Um grande caso desses é o do nosso amigo Vegeta (que tem a inveja de mais de 9000!). Ele sempre está abaixo do Goku em nível de poder. Tudo bem que o motivo dele querer ficar mais forte é matar o Kakaroto de uma vez por todas, mas pelo menos ele sempre está treinando e encontrando meios de superar sua força.

Temos o Loki também (que é bem mais f*d@ que o Thor), e tenta ser o rei de Asgard. O caso dele parece ser compreensível já que o Thor é bem chato com essa coisa de falar na terceira pessoa e ter um martelo que mais ninguém pode levantar porque só quem é digno blá blá blá. O pai dele é outro cara chato que só pensa no fim do mundo. Por isso, o Loki não pode ser visto como um cara invejoso, ele só quer tirar Asgard da chatice sem fim.


Então é isso nerds… Por hoje chegamos ao fim de mais um Divã.

Escrevam falando de mais alguns personagens que vocês acham invejosos e até a próxima (se o invejoso do Marcelo não roubar meu programa).

Referências:

http://pipocamoderna.virgula.uol.com.br/loki-surpreende-a-comic-con/263263 

http://lang-8.com/416556/journals/337631393426153664968208462960658828769 

http://www.fanpop.com/clubs/the-lion-king/images/25952673/title/scar-fanart 

http://geradormemes.com/meme/s0i9mt

http://fc05.deviantart.net/fs71/i/2013/165/7/7/vegeta_by_maffo1989-d68ym2i.png

http://wallpaper-wide.ru/pt/preview.php?hd=8334

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s