X-CIÊNCIA – Como a Mulher Maravilha desvia balas?

 

    Sempre penso na Mullher Maravillha como uma personagem que rivaliza com o Super. Talvez inferior em força bruta mas é claramente superior em técnicas de combate, mas esta é minha visão. De qualquer forma, é visível que a força dela é próxima da do Super….mas ela não possui todo seu leque de poderes.

 

   Peraí… mas ela é super-rápida? Ela vive desviando bala. Bem, na verdade nunca entendi por que ela desvia bala, ele é invulnerável! Bala é seu ponto fraco ou não quer sujar a roupa? Ela aguenta uma porrada do Super mas não curti balas? Bom… enfim… ela defende balas, mas… qual a velocidade dela para defender um tiro? E olhe que não é colocar um escudo na frente, é colocar o bracelete!! Vamos ao cálculo!

– Todos os cálculos a seguir são apenas aproximações.

– Usaremos apenas física básica para maior facilidade de compreensão.

– Os valores de incerteza são calculados de modo estatístico por propagação.  

– Não tente isso em casa, esses cálculos são feitos por profissionais.

    Bom, vamos lá, vamos ver se ela é rapidinha. Vamos supor uma cena simples, assim podemos estipular valores. Vamos supor que a WONDER WOMAN estava de boa esperando o Jato Invisível chegar, quando apareceu o Tripa Seca a exatamente 5 metros de distância. Nosso querido vilão dá um tiro na Maravilha e ela defende (óbvio), para melhor visualização da cena, vamos observar o gif abaixo:

  PS: Agradeço a equipe Provollone que está criando gifs cada vez mais complexos (e toscos) para o X-Ciência.

   Enfim, Tripa Seca dispara uma bala de seu  três-oitão e olhando pelo fabuloso google, obtive que a velocidade média do projétil deste artefato é em torno de 330 m/s!!

OK, vamos aos cálculos…

   Considerando que a velocidade inicial é de 330 m/s e devido a curta distância, a bala quase não perde velocidade, então podemos supor uma velocidade constante. Então, usando a velha e boa fórmula de velocidade média temos:

   Rápido não? Lembrando que, o tempo médio de reação de um ser humano é entre 0,15s a 0,45s. Ou seja, você nem consegue pensar a tempo de defender a bala! Com certeza a amazona deve ter um tempo de reação absurdamente pequeno, mas, para fins de calculos (arredondando para cima), vamos supor que o tempo de reação de Diana é zero.

   Isso quer dizer que no tempo de 0,0152s  ela levanta seu braço para defender a bala.

   Agora vem a parte difícil, precisamos estimar o deslocamento de Diana para a posição de defesa. Vou facilitar tudo e supor que apenas seu braço se desloca em 180° e que o braço deve possuir uns 40cm. Isso quer dizer que seu percurso será πR = 125,66 cm.

   Ou seja, temos 125cm em 1,52 x 10⁻²s. Sabe que velocidade é essa?

Uma velocidade de 82,67 m/s!! Aproximadamente 297,61 km/h!! ESTA É A VELOCIDADE DE DIANA PARA DEFENDER UMA BALA!

CONCLUSÃO: Apesar de não sabermos se esta é sua velocidade máxima, é uma boa estimativa. Mulher Maravilha não chega perto da velocidade do Super (que passa da velocidade do som), mas consegue de boa defender balas. Isto parece condizer com os quadrinhos. Uma outra coisa que eu preciso falar, a meu ver, a Diana não é superveloz, e sim tem superagilidade. Ela parece um pouco com o filho do Capitão Bumerangue, Diana tem piques super-rápidos, mas não mantém essa velocidade em uma corrida.

    De qualquer jeito, acho que quase 300 km/h é uma velocidade incrível, e isso é porque não contamos a velocidade de reação da amazona.

   E para agradar gregos e troianos, uma imagem da WW nas versões Vintage e Xena.

 

 

 

 

 

 

 

 


É isso aí, caso encerrado! Caso tenham alguma dúvida científica do mundo nerd não escreça de nos escrever!

Anúncios

3 comentários sobre “X-CIÊNCIA – Como a Mulher Maravilha desvia balas?

  1. Pingback: X-CIÊNCIA – Como funciona o laço da verdade? |

    • Oi Ulisses, ótimo texto que você mandou. Aliás, ele conseguiu um valor de tempo de reação semelhante ao meu! Ótimo. Contudo a discussão do texto foi antes dos filmes. Logo a velocidade de Mulher Maravilha sempre foi sub-aproveitada.
      Os poderes de origem de Hermes vieram apenas na Era de prata, e juntos com seu poder de voar. Atualmente nos Novos 52 não há ligação com Hermes.
      Obrigado pelo comentário! Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s