X-CIÊNCIA – Logan pode ficar doente?

Este ano tivemos o último filme de Hugh Jackman interpretando o carcaju da Marvel. Pra piorar ele ainda estava em sua versão mais “tiozão” baseado levemente no arco “Velho Logan” (Gavião Arqueiro fez falta nesse filme). E antes que eu pudesse pensar um grande amigo veio me perguntar algumas dúvidas sobre ele. E com muito prazer irei responder! Mas antes gostaria de avisar: Este texto contém spoilers do filme Logan! Continue por sua conta e risco.

O filme trata-se de um cenário do ano 2029, Logan está velho, e não só isso, está nas últimas, o filme não contém maiores explicações referentes ao que ele está passando, você acaba capturando a idéia ao longo da trama. Logan está com seu fator de cura “bugado“, mal consegue levantar completamente suas garras, sua agilidade se foi e ele se tornou uma sombra do que era. E por quê?

No começo do filme podemos pensar “ele está ficando velho, seus poderes não são mais aqueles”. Isso não é a verdade, Logan aparenta um senhor cinquentão (claro que devido ao fator de cura isso deve estar longe da realidade), seria esse o motivo de tantos problemas? Logan tosse e manca o filme todo como se estivesse passando por uma má fase.

Em minha humilde opinião: O motivo real desta aparência não está ligado a idade e sim ao envenenamento pelo Adamantium!

Caso você esteja com amnésia, Wolverine possui todo seu esqueleto revestido pelo metal mais duro do universo Marvel: adamantium. Tornando-se então um personagem complicado de se matar e com garras mais que afiadas e indestrutíveis. Acontece que durante o filme é revelado que seu problema médico é um envenenamento por algum metal. E aí que a coisa complica! Vamos fazer uma analogia ao envenenamento devido ao chumbo.

INTOXICAÇÃO POR CHUMBO/ SATURNISMO


O envenenamento por Chumbo  (conhecido também por saturnismo) ocorre por conta deste metal ser tóxico, ou seja, sendo bem simples, este metal aumenta a oxidação no corpo e fratura a superfície das células. Tornando-as mais frágeis e suscetíveis a rápida degeneração.

O chumbo pode ficar de meses a anos no corpo, portanto seu efeito é cumulativo. Lembrando que encontramos chumbo e quase tudo (principalmente na água).  Acumulamos ele de todas as maneiras possíveis, portanto, se puder evite proximidade com este metal, você já tem uma alta exposição do safadinho.

Com este papo acabei de lembrar de uma coisa, os fãs do Superman talvez se lembrem de seu amigo Mon-el o qual não podia permanecer na Terra devido a sua fraqueza com Chumbo. Atulamente ele está ficando conhecido pela sua participação no seriado da Supergirl.

Mon-el (Valor)

ADAMANTIUM É TÓXICO?


Isso sim foi um choque para mim durante o filme: Logan estava intoxicado? Adamantium é toxico?

Claro que demorou muito tempo para ele sofrer pelo metal, mas… isso significa adamatium teria as mesmas propriedades do chumbo? Seria ele um agente nocivo? Isso significa que Capitão América e outros heróis que usam o metal pode estar correndo risco também? Não, o adamantium tóxico é exclusivo da Fox, relaxem, e nos quadrinhos o adamantium ainda é liberado como droga legal.

E aí vem a dúvida, é possível Logan ficar doente?

Acho possível sim. Pensemos assim, com o passar do tempo a intoxicação era cada vez maior, suas células são destruídas constantemente e é uma possibilidade que desde os primeiros dias pós projeto arma X seu fator de cura esteja trabalhando para regenerar seu corpo, mas pense: O trabalho do fator de cura não seria retirar o metal (isso seria impossível) então a contaminação apenas cresce mais, mais células sendo destruídas e mais trabalho pro fator de cura. O tempo é aliado da doença, conforme ele passava era necessário que seu corpo gastasse energia e poder em ressuscitar as células mortas. No fim, quase não sobra energia para as atividades normais do corpo, como regeneração de pele, marcas, etc.

Isso ainda porque estamos supondo que adamantium agiria como Chumbo, e se o dano se tornar a nível mais profundo como um câncer? Podemos ter o caso que a própria regeneração pode piorar a situação, procriando mais rapidamente células cancerígenas (acreditando estar fazendo um bom trabalho).

Sua própria aparência mais velha pode ser um sintoma de seu … adamantismo…


Conclusão: Seu maior poder sempre foi seu fator de cura (as garras são boas, mas admita, são apenas facas), já discutimos inúmeras vezes o que poderes regenarativos devem possuir um limite (vide nosso texto como matar Superman). Destruir um personagem com este poder a curto prazo é complicado, mas um lento envenenamento é a clara fraqueza do poder. Estressar totalmente seu poder regenerativo garante que ele simplesmente se torne um simples mortal. Resumindo…tchau Logan

Referẽncias

http://www.revistaecologico.com.br/

 

 

 

Anúncios

12 comentários sobre “X-CIÊNCIA – Logan pode ficar doente?

  1. texto interessante, mas acredito que não seria o adamantium, pq n faz sentido, depois q o mesmo é esquentando é esfria, é o metal mais duro do “universo”, ou seja, como q liberaria toxinas? isso implicaria bastante se ver por esse ponto, ae vc falou sobre chumbo, me bateu até um tique, sera q n foi de tanto levar bala? pq o jeito q ele luta é comendando e soltando bala de chumbo ou revestida kk, eu ainda pensei q foi de outro filme, onde logan perde partes de sua regeneração, pra aquele robo japones de adamantium, mas como a garra dele não tava danificada acho q esses filmes não tão conectados oq me deixa confuso. só sei q todo mundo morreu e tipo, infelizmente teve q acabar os x 😀 vlw ae.

    • Fala cara! Valeu o comentário. Bom, no filme o real motivo é o adamantium, mas tive essa discussão com um amigo, se o adamantium sendo o metal mais poderoso como pode liberar partículas. Acho que isso nem é tão problemático já que qualquer metal libera mais ou menos partículas.
      Mas não entendi, acabar os x-men? Não, ainda vai ter muuuitos filmes, eu tenho certeza. Prepara que o Legião e os Novos Mutantes estão aí para provar que a franquia ainda vai rolar muito!

  2. Eu tinha entendido outra coisa, no final do filme o cientista não fala que estaria envenenando os mutantes lentamente através de substâncias inseridas em bebidas comuns como refrigerantes, etc. Isso explicaria não estar mais nascendo novos mutantes. No caso do wolverine, ele resistiu até onde deu.

    • Bem lembrando, mas o Wolverine realmente tá sendo envenenado por adamantium, durante o filme ele comenta isso “o troco que vc colocou em mim esta me matando (apontando para a garra)” e “tem algo dentro de vc que está te matando”. Além do próprio roterista comentar isso. Mas sobre o envenenamento que eles falam eu acredito q seja mentira, afinal nasciam mutantes, mas o governo escondia, e os que fugiam iam para a utopia (quem sabe não era Genosha ou o asteroide do Magneto?). Mas pode ser que realmente tenha ocorrido envenenamentos, mas não era isso que afetava Logan durante o filme.

  3. Eu acho o que o envenenou vou o ocorrido em wolverini imortal lembra que ele passou basicamente pelos mesmos sintomas só que de forma mais agressiva pode ter ficado algum parasita no corpo dele pode ser os efeitos da toxina da outra mutante que ainda está agindo em seu corpo e o mesmo lutava contra essas toxinas, acho que ele não morreu no filme e que ainda irá volta, igual aquela vez no filme que ele é o dente de sabre foram mortos na segunda guerra por pelotão de fusilamento acho que ele entrou em uma espécie de coma devido a resquícios da toxina acho que o adamantiun nunca foi o problema é ainda tem o caso dos alimentos modificados para eliminar os mutantes pode ser um dos motivos da contaminação porque tudo tem presente a contaminação para erradicar os mutantes pode ser que o fator de cura dele só prolongou a vida dele pela exposição aos agentes que eliminaram os mutantes

    • Opa,Legal lembrar do antigo filme Vitor, mas o filme WOLVERINE Imortal não tem continuação direta com o filme LOGAN, ele foi feito em 2013, e na verdade depois de “Dias de Um Futuro Esquecido”, filme dos X-Men, a cronologia do universo Fox foi dada como “rebootada”, então nem podemos considerar esse filme. Um exemplo claro é que em Wolverine IMORTAL ele perde as garras de uma das mãos. Claro que suas garras crescem novamente, mas não o adamantium. Ou seja, caso fosse uma sequencia direta uma de suas mãos teria garras de osso e outra de adamantium 😀
      Seria até bom, menos adamantium envenenando o Wolvie… ahahahah

    • Fala Death, então, é o adamantium, o próprio diretor comenta sobre isso. Fora que se fosse uma doença o fator de cura ia lidar com isso. A coitada da X-23 usa menos adamantium, então talvez se livre disso 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s