X-CIÊNCIA – Eu consigo sobreviver no vácuo?

   Antes de mais nada, este texto NÃO POSSSUI (muitos) SPOILERS, trata-se apenas de uma cena específica, então não se preocupem 🙂

Guardiões da Galáxia 2 está batendo na porta, então que tal lembrarmos do primeiro?

star-lord_and_gamora_space2-gotg

guardioes-da-galaxia-novas-imagens-01   Muitos dos que assistiram Guardiões da Galáxia vieram me perguntar sobre uma cena curiosa. Na cena, Gamora tem a nave explodida ficando vagando no espaço (ela sobreviveu, sei lá como) e em sequência Star Lord vai salvá-la e ao que parece, o capacete de Star Lord possui a capacidade de gerar um suporte de vida no espaço, com ar e pressurização ao seu próprio corpo. Mas logo em seguida ele passa o capacete para Gamora, afim de salvá-la e acaba sofrendo ele mesmo os efeitos do espaço durante segundos antes de ser resgatado.

   Um número bem grande de pessoas me contaram que aquilo seria absurdo, e me lembraram do filme Vingador do Futuro, onde o Arnold Schwarzenegger quase morre por ficar exposto ao vácuo, inchando como uma bexiga. Vale lembrar que este filme é um crássico e está livre de qualquer problema científico por licença poética.

258person_8559

   Enfim, me lembrei de uma revista em quadrinho da Capitã Marvel, não a atual, a antiga (Monica Rambeau)! Nela a Capitã está no espaço em forma de radiação, mas precisa se transformar em uma forma sólida por segundos, e ela explica sobre a possibilidade de um ser humano ficar vivo por um período bem curto nos “rigores” do espaço.

  Então? Quem está certo?

  É ou não é possível sobreviver segundos no espaço?

  É doloroso? Ficarei inconsciente? Congelarei?

Boas e más notícias…

   A boa notícia é que já foram feitas pesquisas sobre isso, e sim… é possível sobreviver por até minutos no espaço. Os efeitos seriam bem ruins, mas não se preocupe, você desmaiaria nos primeiros 20 segundos. Caso estivesse tampando a respiração ou inflando o pulmão, ele poderia explodir, pois com a baixa pressão você inflaria ainda mais este orgão.

vingador_do_futuro  A água em alguns tecidos mais superficiais evaporaria, deixando você com uma cara bem inchada e feia, talvez parecida com a imagem do Arnold, mas não! Você não explodiria! Nem seus olhos! Claro que poderia levar a um congelamento de suas vias respiratórias, mas tudo ficaria no lugar.

  Mas não seria isso que tiraria sua consciência, e sim as bolhas que se formariam no seu sangue, isso poderia parar seu fluxo sanguíneo.

gamora-guardians-of-the-galaxy_socialzero

  E é isso… você ficaria inchado, com sangue e fluídos entrando em ebulição e congelando, mas só. Caso não fosse ajudado rapidamente morreria. E após algum tempo de recuperação, estaria novo, pronto para salvar a galáxia de Thanos novamente. Claro que devemos lembrar que tanto Gamora quanto Star Lord possuem certas linhagens alienígenas, o qual poderiam gerar uma maior capacitação e um corpo mais desenvolvido para sobreviver no espaço. Quem sabe poderiam durar bem mais e com menor tempo de recuperação (o que parece ser o caso do filme). Mas segundo consta… por causa da evaporação e constante fluxo de gases pelo corpo, eles teriam urinado nas calças…

  E as más notícias? Bom, vocês devem se perguntar como se sabe de tudo isso? Como eu tenho certeza disso? Acontece que estes resultados são empíricos! Ou seja, alguém ficou no vácuo para sabermos o que acontece. Apesar de ter acontecido um acidente com uma pessoa em Houston numa câmera de pressurização (o que fez ele ficar sem paladar por 3 meses) a maioria destes testes foram feitos em animais….chato, né?

  Bom, de qualquer jeito, espero ter respondido a pergunta, e para encerrar…

  Ooooh baby, give me one more chaaaance!!!

ezgif-com-gif-maker-3-loved-dancing-baby-groot-check-this-out-you-are-welcome-can-t-wait-for-marvel-to-release-dancing-groot-toys-make-you

Fui!

Ah, e se você possuir alguma dúvida científica do universo nerd, não esqueça de nos escrever!

Anúncios

Um comentário sobre “X-CIÊNCIA – Eu consigo sobreviver no vácuo?

  1. Pingback: X-CIÊNCIA – A ciência em 2001 – Uma odisséia no espaço |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s