X-CIÊNCIA – Como funciona o visor do Ciclope?

E aí, pessoal? Como estão? Eu estou bem… sem tempo… mas bem.

Bom, acontece que recebi um pedido de explicação de como funciona o fantástico óculos de Ciclope, e bem, não posso negar um pedido tão legal!

Então que tal discutirmos como funciona o visor do Ciclope?

 

destacada-ciclope

Poderes:

Antes de começar vamos entender os poderes deste mutante. Enfim, Ciclope declarou na revista X-Men Extra #94 (Panini) que possuía 3 poderes mutantes:

1) Rajadas Ópticas – acho que não requer explicações.

2) Capacidade de Avaliar Ângulos – ele pode ver claramente o ângulo necessário para ricochetear seu raio por objetos (ele deve ser muito bom em sinuca).

3) Certa Imunidade à suas Próprias Rajadas – isso sempre é dito quando luta com seu irmão (Destructor) onde ambos possuem rajadas semelhantes que são absorvidas pelo outro.

De onde veio o poder?

Vamos começar do princípio. De onde vem a energia para o poder de Ciclope? Uma teoria da Era de Ouro é que seria um abastecimento solar. Olhe as páginas retiradas da X-Men #43:

cyclopspowers1

Achei muitas pessoas elogiando esta teoria, contudo acho bem improvável. Só se Ciclope fosse uma bateria solar incrivelmente poderosa. Normalmente uma placa solar de 1 m² pode gerar mais de 8400 J. Isso significa que com um chuveiro de vazão de 9 litros/min, você teria mais de 10 minutos com um banho quentinho (com uma água inicialmente a quase 10°C até ferver em uns 70°). Ou seja, fraco para alguém capaz de derreter aço. Quem se lembra do Monolito Vivo vai saber que há uma teoria sobre Ciclope absorver radiação cósmica. Mas como? A que chega aqui é bem fraca.

Consta que Ciclope se cansa ao usar seu poder por muito tempo, e ainda consegue usá-lo de noite (!), onde sua absorção solar deve vir da Lua! Mas em 1983 foi criado um Handbook de Super-Heróis da Marvel onde existe a seguinte teoria:

Seus olhos são aberturas interdimensionais entre este universo e outro, um universo não-Einsteiniano, onde as leis físicas como as conhecemos não existem. Este universo nãoEinsteiniano é preenchido com partículas que se assemelham a fótons, ainda que eles interajam com as partículas deste universo por transferência de energia cinética, sob a forma de gravitóns. Estas partículas geram grandes forças de concussão.”

fig1

O quê? Não entenderam? É como se os olhos de Ciclope fossem apenas portais que trazem esta energia misteriosa. Acredito que explicar com nossa física os raios de Ciclope é quase impossível, portanto usaram a mesma tática de Flash: “Vamos culpar outra dimensão”. Isto é uma teoria interessante que não me veio à mente ao falar dos raios oculares de Superman (link). Mas acho que teve gente que não gostou da idéia, então em 1986 soltaram um novo Handbook mais um vez voltando na teoria do Sol. Mas em 2004 voltamos novamente com um Handbook declarando a teoria do portal dimensional. Eu sei que muita gente não gostou, mas é o que faz mais sentido!!

Ok, e o visor?

Pois é, Ciclope tem um problema, seus olhos emitem continuamente sua rajada ocular. Na verdade, pelos ângulos criados, parece que ele emite esta rajada pelo olho inteiro e não apenas pelas pupilas. Para que não destrua tudo em volta, Summers usa um óculos de Sol (sacou? Summers) feito de Quartzo-Rubi que impede sua rajada de destruir tudo a volta. E como ele funciona? Na verdade ele tem vários dispositivos.

visor_schematics

O visor é uma máquina bem complexa, segundo o Database Marvel, possui pouco mais de 2 cm de largura e quase 15 cm de comprimento. E os óculos funcionam como um bloqueador dos raios. Essa é uma parte legal mas meio complicada.

Na Era de Ouro usaram a explicação mais simples: ele aperta um botão e a “janela” de quartzo sobe.

figure-03-660x686

Mas como isso regularia o raio? Não haveria deflexão pelas bordas? E pior, ele teria que fechar os olhos antes toda vez que disparasse?

Pensando nisso resolveram criar outra explicação. Considere que a luz é uma onda pulsando em todas as direções, ao passar por um óculos escuro (Ray Ban mesmo) parte desta onda é perdida, absorvida pelo óculos, dizemos que houve uma polarização da luz. Observe a imagem:

pol1

Repare que a luz veio da esquerda pulsando em várias direções e ao passar pela “grade” foi retida a sua componente horizontal. E se colocássemos outra camada de polarizador em 90° com a primeira, como a imagem:

pol2

Faça o teste, pegue 2 lentes de um óculos Ray Ban. Cada uma delas corta a luz em uma polaridade, se colocarmos ambas perpendiculares entre si bloqueamos toda a luz. Observe:

pol3

visor1

É exatamente este processo que passa o visor de Scott. Duas camadas de quartzo-rubi que são colocadas perpendicularmente para a opção “fechada” e paralelas para “aberta” (repare que erraram no desenho misturando tudo):

Existe um visor e vários cilindros o qual rodam através de pequenos motores para permitir a passagem parcial ou total dos raios. Isto deve possibilitar a regulagem do disparo.

E como Ciclope dispara?

Pois é, os roteiristas parecem não entrar em acordo. Originalmente Ciclope possuía 4 gatilhos, 2 no visor (um de cada lado) e 2 nas mãos (uma em cada). Estas segundas são secretas e poucos inimigos conhecem e na verdade parece mais fácil apertar botões nas palmas do que nas beiradas do óculos.

cyclopspowers2

cyclopspowers3

Acontece que posteriormente isto foi mudado, para algo bem mais interessante. Existiria um sensor interno ao óculos e o visor abriria quando Ciclope arregalasse os olhos!! Sinceramente, achei esta a melhor idéia. O visor já possui uma tecnologia absurda, um simples sensor seria o de menos, e com isso possibilitamos o Ciclope a criar uma reação instantânea de seu disparo. Muito efetivo. Infelizmente pode criar problemas se a Jean declarasse algo assombroso como “Estou grávida do Logan”.

ciclope

Contudo, isso tudo foi esquecido e tanto no universo Ultimate quando no 616 temos de volta os “gatilhos” manuais. Esses roteiristas, viu… Acho que com a tecnologia de hoje podemos pensar em um visor que funcionaria de acordo com um gatilho mental, alguma onda cerebral específica. Até o Homem Formiga conseguiria fazer algo interessante!!

Versões do Visor

Ao longo dos anos, Scott usou vários tipos de visores, observe os mais interessantes:

 

Caso tenha gostado do post, não esqueça de comentar e ajudar nossa instituição “Ciclope Estava Certo” com qualquer quantia.

fig2

Referências

http://goodcomics.comicbookresources.com/2013/09/27/comic-book-legends-revealed-438/3/

http://marvel.wikia.com/Cyclops%27_Visor

http://www.albertoclaveriafoto.com.ar/blog/?p=302

http://www.albertoclaveriafoto.com.ar/blog/?p=302

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s