X-Ciência – Como funciona um sabre de luz?

Por Marcelo, o Procrastinador.
lightsaber-1Oh, padawans! Vocês que desejam esse item fabuloso. Agora podem descobrir como construir seu próprio sabre!

Aqui está um ponto muito discutido entre inúmeros nerds. Como funciona o sabre de luz? Creio que vocês devem ter assistido ao Nerdologia sobre o assunto. Eu assisti e fiquei um pouco triste… poxa, mas e se funcionasse? E se realmente fosse possível ter um sabre?
Uma coisa interessante é que sempre pensamos no sabre de luz como uma lanterna, na verdade, uma “lanterna limitada”. O nome já anuncia que sua “lâmina” é feita de pura luz. Mas, e se não fosse? E se o sabre existisse com base em outra teoria?
Não sei se em algum lugar já foi feito algo assim, mas esta teoria que estou mostrando partiu de um amigo meu (valeu, Victor!). Há muitos anos ele me contou sua ideia e eu a achei incrível, então agora vou apenas tentar explicá-la melhor, levando em conta alguns princípios físicos.
solVejam a imagem ao lado; este, crianças, é o Sol (lindo, né?). Estão vendo essa erupção parecendo uma orelha no lado esquerdo? Isso nada mais é do que um explosão na superfície do Sol devida a mudanças bruscas no campo magnético, ou seja, um campo magnético que direciona o plasma que compõe o astro rei. Caso vocês tenham ouvido falar sobre manchas solares, elas são o “caminho” dessa erupção. Por conta da ejeção, essa região se torna mais fria, gerando uma mancha.
Incrível, não? X-Ciência é cultura. Contudo, o que isso tem a ver com a história?
Hipótese:
E se o sabre fosse uma dessas erupções comprimidas em um ponto?
28fe854744e970e429829ebbbbb07542_article

sabreNão entendeu? A erupção de plasma do Sol e de outras estrelas é guiada por um “cano” feito de campo magnético: ele “salta” da superfície da estrela e retorna em outro ponto (a abertura doDragon Ball para os verdadeiros roots!).

E se o sabre realizasse o mesmo procedimento, mas para o mesmo ponto e com seu loopcomprimido (veja o animação do meu mini sabre de luz ao lado)? Deu para sacar? A minha ideia é que o sabre, de alguma maneira, gera um fluído de plasma. Esse fluído percorre um círculo e retorna ao cabo do sabre, no entanto podemos ajustar esse campo, comprimindo-o em um formato de lâmina. Claro que o campo para isso pode ser impossível. Mas talvez isso seja alguma habilidade do cristal.

102px-adegan_crystalO quê? Que cristal? Como assim? Bem, meu pequeno padawan, os Jedis usam cristais de um planeta chamado Ilum em seus sabres. Existem cristais azuis, verdes, lilases, amarelos e brancos (por enquanto). Esses cristais dão a cor ao sabre e podemos considerar que tenha propriedades bizarras, como, quem sabe, de criar uma sopa de elétrons e prótons em alta temperatura (plasma).

Mas e os sabres vermelhos dos Sith? Os Sith sintetizam os cristais já que não podem entrar nas cavernas (os Jedis descem o cacete neles). A única cor disponível para eles é vermelho.

Enfim, sigamos com a teoria do “círculo de plasma comprimido”. Ela explicaria porque o sabre “corta tudo”, pois a temperatura do plasma na superfície solar é de aproximadamente  6.000° C. Isso aí te cortaria feito manteiga, garoto! Bleeergh! Uóm.. uóm… E também explicaria porque um sabre repele o outro, já que temos campos magnéticos se encontrando que agem com uma força de repulsão.

Agora, como ele cria o plasma ou como este é jogado em um cano? Bom, isso, como eu já disse antes, fica por conta do cristal, e para outro X-Ciência porque eu vou ali ver o que tem na geladeira… Uóm…

Aliás, com o Episódio VII quase batendo na porta, conhecemos um novo sabre de luz. O provável vilão e possível estagiário Sith, Kylo Ren, é o dono do novo sabre mais legal do momento. Ao que tudo indica, trata-se de um sabre inacabado. Caso vocês não saibam, a construção do próprio sabre de luz é parte do encerramento do treinamento de um Jedi/Sith. Para construí-lo você deve usar a Força  (a velocidade, a massa, a aceleração) e muito conhecimento (doido não?). Ren parece não ter recebido o treinamento completo (ou passou com 5 bola) e seu sabre saiu… meio pipitchu. Portanto, vemos uma espécie de empunhadura medieval em seu sabre. É fácil imaginar que Ren não conseguiu direcionar completamente o plasma criado ou um campo magnético uniforme, apelando, então, para a criação de saídas excedentes nas laterais (a empunhadura), garantindo, assim, um visual batuta e um grande motivo para criarmos memes.

kylo-ren1Conclusão: Com certeza o sabre não é feito de “luz”. As possibilidades de funcionamento são grandes, como minha hipótese do círculo de plasma. Meu amigo, Dr. Rodrigo Vieira, pós-doc do Instituto de Astronomia de São Paulo, contou uma ideia sobre a possibilidade do aparelho gerar uma radiação cyclotron (basicamente a radiação emitida por elétrons espiralando em campos magnéticos) em íons energéticos (ou algo assim), o que explicaria o formato e o poder do sabre.

Anúncios

Um comentário sobre “X-Ciência – Como funciona um sabre de luz?

  1. Pingback: X-CIÊNCIA – Como funciona a visão de calor? |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s