Homem-Aranha nas diversas mídias parte 2: O Aranha na Broadway

Se considerarmos que é impossível não associar o Homem-Aranha a Nova York e que quando pensamos nesta, a Broadway e seus inúmeros teatros e peças musicais sempre vêm à cabeça, até que demorou para alguém pensar em juntar Broadway e Aranha.

Um projeto para levar o sobrinho da Tia May para o teatro já existia há aproximadamente doze anos: o estrondoso sucesso do primeiro filme do aracnídeo por Sam Raimi era o que faltava para provar que o personagem poderia ser um grande sucesso em carne e osso.

Mas se todo o processo para levar o Aranha para o cinema foi penoso, desde os primeiros projetos no final dos anos 80 até vermos Tobey Maguire se balançando entre os prédios em 2002, o caminho para os palcos da Broadway não foi menos conturbado.

A produção mais cara e conturbada da história

spiderman-turn-off-the-dark-2Spider-Man – Turno Off The Dark é de longe a produção mais cara da história da Broadway, com seu custo chegando a 70 milhões de dólares até a sua estreia e mais um custo semanal de manutenção de um milhão de dólares. Junte a isso ao menos quatro acidentes – um de muita seriedade – envolvendo atores e dublês, dificuldades técnicas aos montes, roteiro reescrito várias vezes, críticas arrasadoras ainda durante as pré-estreias, demissão de atores e da diretora, além de processos judiciais.

A peça tem também o recorde de musical com maior quantidade de sessões de pré-estréia, quando a peça é apresentada ao público com ingressos a preços reduzidos e com alterações sendo feitas entre as exibições. Desde sua primeira exibição em 28 de novembro de 2010 até sua estreia oficial em 14 de junho de 2011 o musical passou por seis adiamentos, o que resultou em mais de 145 sessões de pré-estreia.

Valeu a pena?

spiderman-turn-off-the-dark-3A peça, que pode ser classificada como uma ópera-rock é um grande espetáculo com mais de trinta e cinco pessoas no palco entre atores, dançarinos e dublês, cenários incríveis, telões, muitas acrobacias e efeitos.

Se as canções compostas por The Edge e Bono não são nada espetaculares, a execução dessas canções é ótima e a orquestra, ou, neste caso, a banda de rock que acompanha as apresentações, é pra lá de competente. Se o elenco não se destaca, os cenários e as soluções visuais são de encher os olhos.

Os painéis e telões que formam os cenários, com seus movimentos e projeções, criam um visual que lembra o das histórias clássicas do personagem e o da primeira série animada do Teioso, nos anos 60. Alguns assaltantes que o Aranha enfrenta são interpretados por atores com fantasias caricaturais que lembram claramente o traço de Steve Ditko.

spiderman-turn-off-the-dark-4A ação literalmente salta do palco. Vários dublês e acrobatas interpretam o Aranha durante a ação balançando-se sobre a plateia, e nos mezaninos do teatro, com um resultado bem impactante. Boa parte da batalha final entre o herói e o Duende Verde se passa sobre a plateia, com todas as suas piruetas e golpes, além de disparos de teia que atingem os espectadores.

A trama, contudo, é bem simples e ingênua e é provável que desagrade os fãs do personagem.

Bastante baseada na trilogia cinematográfica de Sam Raimi, o visual do herói é o mesmo do filme. Então temos o jovem e tímido Peter Parker, que sofre bullying no colégio e é apaixonado por Mary Jane Watson, recebe uma picada da aranha em um passeio à Oscorp, ganha poderes, é irresponsável, perde o tio e aprende que com grandes poderes… você sabe, depois vai vender fotos de si mesmo para o clarim…

spiderman-turn-off-the-dark-5Tudo isso ocorre com muita cantoria, mas é bem fiel ao que conhecemos.

Já o resto da trama é uma mistura de elementos clássicos diluídos para uma plateia que não conhece necessariamente o personagem, e “traduzido” para um espetáculo da Broadway. O resultado é uma mistura de desenho animado com toques da série de TV do Batman dos anos 60.

Norman Osborn é mostrado como um cientista dedicado e um marido amoroso que devido à pressão de seus investidores decide testar em si mesmo a fórmula que está desenvolvendo. Porém algo dá errado e causa uma explosão que vitima sua esposa e o enlouquece, levando-o a transformar-se no Duende Verde, que na peça é “engraçadinho”. Lembra até o Coringa de César Romero em um uniforme desenhado por Joãozinho Trinta.

A peça tem também uma personagem chamada Aracne, baseada no mito grego que profetiza o surgimento do herói, e de certa forma ela acaba sendo uma espécie de guia espiritual de Peter Parker.

spiderman-turn-off-the-dark-6Electro, Kraven, Carnficina, Lagarto e Enxame aparecem na peça como o Sexteto Sinistro, porém brevemente e bem descaracterizados. Uma nova vilã, criada especialmente para a peça e chamada Swiss Miss, também faz parte do bando.

O elenco não tem nenhum nome muito conhecido, mas cumpre bem o papel. Fica aqui uma menção honrosa a Michael Mulheren, interpretando um J.J. Jameson que lembra muito o original dos quadrinhos.

Se um fã do Aranha for assistir ao espetáculo achando que vai ver uma caracterização fiel do universo do seu herói, sairá decepcionado. Mas se quiser assistir a um belo espetáculo visual, com cenários deslumbrantes, muitos efeitos e não se importar muito com a trama tola e ingênua, irá se divertir.

O espetáculo está no Foxwoods Theatre que fica na 213 W 42nd St., bem no coração da Broadway. Para ingressos e informações acesse o site oficial da peça.

Para ver a primeira parte do texto, clique aqui.

Referências:
http://en.wikipedia.org/wiki/Spider-Man:_Turn_Off_the_Dark
http://oglobo.globo.com/cultura/homem-aranha-completa-um-ano-na-broadway-bate-recorde-3345091
http://cinema.terra.com.br/noticias/0,,OI5186416-EI1176,00-Caro+e+incompleto+HomemAranha+estreia+na+Broadway+apos+anos.html
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,produtores-de-homem-aranha-na-broadway-processam-ex-diretora,824141,0.htm
http://www.movimentomilenio.com/2011/03/os-desastres-do-homem-aranha-na-broadway/
http://omelete.uol.com.br/spider-man-turn-dark/musica/homem-aranha-musical-amaldicoado-bate-recorde-na-broadway/
http://aeiou.expresso.pt/homem-aranha-estreou-na-broadway=f655642
http://www.dicasdedanca.com.br/ultimas-noticias-%E2%80%93-broadway-homem-aranha-retorna-com-seguranca-a-broadway.html
http://d24am.com/plus/artes-shows/homemaranha-na-broadway-sofre-grave-acidente-em-ensaio/13300
http://marvelouco.blogspot.com/2012/01/homem-aranha-musical-amaldicoado-bate.html
Anúncios

Um comentário sobre “Homem-Aranha nas diversas mídias parte 2: O Aranha na Broadway

  1. Pingback: Homem-Aranha nas diversas mídias parte 3: O filme que quase existiu | PROVOLLONE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s