X-Ciência – Guia de Profissões: Quem são os cientistas dos quadrinhos? (MARVEL)

Por Marcelo Rubinho.

Bom, temos muitos, mas muitos, mas muitos cientistas nos quadrinhos. Se nos limitarmos apenas a Marvel e DC lotaremos estas páginas. E isso é ótimo pois quase todos são gênios (menos o Homem-Aranha, mas falo disso depois). Engraçado pensar nisso, pois ontem eu achei uma tirinha muito boa no 9gag, nela se fazia uma piada sobre os cientistas reais e os de filme, vou colocar uma parte da tira.

tiratiraAcho que isso se aplica nos quadrinhos, vemos uma mistura incrível de conhecimento, o que não acontece no mundo real. Acho que isso mostra como eles são espertos. O Tony Stark planeja, desenvolve a física, projeta e constrói suas armaduras sem qualquer outra ajuda!

É comum também, para nós que trabalhamos na área, que as pessoas confundam nossos trabalhos (como meu pai que acha que eu poderia trabalhar com sabonete). Não galera, geralmente somos especializados e, se desviar um pouco da nossa área, a gente tem que pedir ajuda pra alguém. Vocês lembram do episódio do Big Bang Theory onde eles vão participar em uma competição de luta de robôs e sem o Howard, Sheldon não sabe consertar o robô? Pois é, com excessão de alguns, geralmente não saímos da nossa área. Mas nos quadrinhos os cientistas parecem manjar de tudo e todos, mas no que eles são formados? Escuto muitas crianças querendo estudar para se tornarem um Tony Stark, mas, não é absurdo eles serem tão ecléticos? Qual faculdade eles cursaram?

Para ajudar a galera vou numerar os mais famosos cientistas dos quadrinhos e suas áreas! Vamos lá!

Aliás, comecei a fazer a lista e percebi que eram tantos que vou tentar neste post descrever apenas os da Marvel e como mesmo assim temos uma lista gigante, vou colocar apenas os HERÓIS, e se a galera gostar, lanço outro com os da DC ou mesmo a formação dos vilões.


TONY STARK (HOMEM-DE-FERRO)


homem_de_ferroFormação: Tony é formado em Engenharia Elétrica na universidade de Massachusetts Institute of Technology (MIT), e fez 2 mestrados quando tinha 19.

A área básica do Tony é engenharia, claro que ele manja muito de outros elementos, e na construção do reator teve ajuda de Woo (um físico). Mas o fato dele unir tantas áreas faz dele um gênio. Tony é o cara certo para construir qualquer coisa!


REED RICHARDS (SENHOR FANTÁSTICO)


reedFormação: O borrachudo é o verdadeiro Mcgyver. Ele possui graduação nas universidades da California Institute of Technology, Harvard University, Columbia University, e State University, com isso possuí múltiplos doutorados em áreas de Engenharia, Matemática e Física.

Eu sempre disse que o o superpoder do Reed era ser inteligente, ele mal usa seus poderes elásticos para uma luta. E com esta formação, superpoderes e uma carreira como super-herói…. bem, deixa o Tony com cara de esforçado.


BRUCE BANNER (HULK)


bruce_banner_earth-70105_before_becoming_spider-man
Formação: O nervosinho se graduou na Science High School e depois estudou Física Nuclear Navapo, Novo México, no Desert State University. Ele estudou um tempo na Pennsylvania State University.

Vale um parênteses para dizer que foi onde ele conheceu o Walter Langkowski, o Sasquatch (será que é nesta universidade que se formam os monstros?). Banner fez seu doutorado em física nuclear na California Institute of Technology.


HANK PYM (HOMEM-FORMIGA, JAQUETA AMARELA, GOLIAS, VESPA, ETC…)


ant-man_pymFormação: Doutorado em Bioquímica, mas com várias áreas estudadas.

Ao que consta, Hank foi nomeado o cientista supremo (do mesmo modo que o Dr Estranho é o mago supremo). Mas você vai me dizer “Mas o Reed possui uma formação mais poderosa”. Pois é, mas mesmo com apenas uma formação em Bioquímica (além de descobrir como conversar com formigas) ele descobriu as partículas Pym, criou um robô assassino (por causa do filme dos vingadores talvez você vá achar que é o Tony, mas não foi!) e ainda fez sua esposa conseguir criar asas! Mas parece que sua criatividade é maior que até mesmo Reed Richards. E portanto… é o cientista supremo da Terra.

mighty-avengers-30-scientist-supreme


PROFESSOR XAVIER


charles_xavier

Formação: Doutorado em Genética, Biofísica, Psicologia, Antropologia e Psiquiatria nas universidades de Oxford e Columbia.

Mais um parênteses para lembrar que além destas 15 mil graduações, ele terminou sua graduação em Harvard com honras aos 16 anos! Tem existir alguém melhor para dar aulas na Mansão X? Wolverine? Ciclope?


HANK McCOY (FERA)


capa-2

Formação: formado na escola Xavier, Hank fez doutorado em Bioquímica.

Outro exemplo de mais um personagem com multitarefas. Já me cansei de ver Hank dando “ajustes” na Sala de Perigo.


PETER PARKER (HOMEM-ARANHA)


peter

Formação: formado em Ciência Escolar no Empire State University e trabalhou como engenheiro criativo na Horizon Labs. Engraçado que na saga Homem-Aranha Superior, Octtopus percebe que Peter não possuí nem um doutorado e decide fazer um.

Parker tem um Q.I. acima da média, e criou (ou em alguns universos ajudou a desenvolver) o fluído utilizado em sua luta contra o crime. Creio que Parker seja o mais real cientista, ele é inteligente, mas é apenas isso. Fora que sua falta de tempo para estudar e sua “intimidade” com o Homem-Aranha acabou deixando uma carreira em fotografia mais acessível (só o Reed para defender o universo e ainda criar teorias de viagem no tempo).


WALTER LANGKOWSKI (SASQUATCH)


180px-sasquatch_001Formação: Walter é formado na Penn State University no grau de Físico

Foi onde conheceu Bruce Banner e devem ter apostado quem virava o monstro mais feio. Acho que ele ganhou. Enfim, nos quadrinhos Walter age mais em padrões humanos (por assim dizer), não é nenhum gênio


FORGE (FORGE?)


xmen_forgeFormação: Aparentemente nenhuma.

Existem indícios que ele fez algum doutorado, mas o que parece (e sempre foi dito) é que a genialidade de Forge é seu poder mutante, ele se tornou um gênio intuitivo. Ele mesmo já disse que não sabe como seus inventos funcionam… me lembram quando eu não sei como funciona meus programas de redução de dados.


T’CHALLA (PANTERA NEGRA)


original_sin_vol_1_2_dellotto_variant_textlessFormação: Doutor em Física pela Oxford University.

Ou seja, Rei, Super-Herói, Mestre em vários estilos de luta, e gênio. Chupa essa Tony. Apesar disso, faz pouco tempo que essa sua vertente “gênio” foi realmente explorada, mais precisamente na sua participação do quarteto fantástico. De qualquer jeito, acredito que T’challa tenha mais um “quê” de Batman, ele é mais esperto do que inteligente. Contudo, como eu disse, nas atuais revistas vemos que T’challa está acima de Tony Stark como gênio (sem mimimi, gente, é a lista da Marvel que falou).


AMADEUS CHO (….)


incredible_hulk_vol_1_106_page_02_amadeus_cho_earth-616Formação: Fugiu da escola…

Curto muito este personagem! Ele é relativamente novo no universo Marvel, mas é o sétimo maior gênio da Terra (ao que parece o oitavo é o Fera e o primeiro Reed Richards). Amadeus estuda por conta próprio e já está na lista dos super cientistas da Marvel. Seu poder (que não é bem um poder) é que seu cérebro funciona como uma computador, podendo processar inúmeras possibilidades de um evento e assim escolher ou planejar a melhor saída, o interessante é que ele gasta muito açúcar do corpo fazendo isso, e portanto precisa ficar comendo doces o tempo todo para ser inteligente.

hyperbrain_fight


MOIRA McTAGGERT


e219c402e81e83daaa72134407683465

Formação: Doutorado em Genética

Desculpem galera, uma amiga me chamou atenção que eu não coloquei nenhuma mulher, mas não lembrei de nenhuma heroína (o que é triste pensar), mas ela me lembrou da Moira. Sinto muito, como pude esquecer dela? Mas é triste pensarmos que temos poucas cientistas nos quadrinhos, o que (ainda bem) não reflete a vida real.
Moira é geneticista e ainda ganhou um prêmio NOBEL (já falei “chupa Tony” hoje?)! Fundou o Centro de Pesquisa Mutante na Ilha Muir e ainda catou o Professor X. Ela é f&*@!


BÔNUS: LEONARD SAMSON (DOUTOR SAMSON)


samsonFormação: Doutorado em Psiquiatra.

Cara, eu simplesmente nem gosto deste sujeito que parece um lutador da WWE e nem ia colocar ele nesta lista (que era apenas os cientistas de áreas exatas). Mas para o Léo Provollone ia ficar triste se eu não colocá-lo também. Então tá ai.

Anúncios

4 comentários sobre “X-Ciência – Guia de Profissões: Quem são os cientistas dos quadrinhos? (MARVEL)

  1. Pingback: X-Ciência – Guia de Profissões: Quem são os cientistas dos quadrinhos? (DC) | PROVOLLONE

  2. Pingback: 5 Coisas que Você não Sabia sobre HOMEM-ARANHA |

  3. Pingback: X-CIÊNCIA – Como funcionam os poderes elásticos? |

  4. Pingback: 5 Coisas que Você não Sabia sobre o Pantera Negra |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s