X-Ciência – Pequenas curiosidades científicas dos quadrinhos

Por Marcelo Rubinho

E aí, gente batuta! Bem-vindos a mais um X-Ciência! Vamos achar a ciência no universo nerd!

Ultimamente tenho recebido muitas ideias para textos futuros, o que me motiva e também me deixa muito, mas muito feliz! Porém percebi que em alguns casos as dúvidas são simples e dariam poucas linhas de explicação, mas eu não queria deixar de respondê-las! Portanto, juntei algumas dessas dúvidas e criei este texto explicando diversas curiosidades dos quadrinhos.

  • Como o Superman faz a barba?

comics-superman-shavingPois é, assim como o restante do Superman, sua barba e cabelo também são… “super”. Mas, então, como o Supimpa faz a barba? Bem, o clássico mais aceito é a velha reflexão da visão de calor em algum aparato. Esta ideia veio pós-crise. Claro que o material é o problema.

Em algumas edições o Super diz usar um pedaço de sua nave (o mais aceitável) e até mesmo uma parte do erradicador (no seu retorno à Terra, após a saga no Planeta Arena, uma das minhas favoritas – chupa essa Hulk!), já em outras ele simplesmente usa um espelho. De alguma forma Clark é capaz de regular sua visão de calor para uma potência tão pequena e um feixe tão fino que é capaz de refletir por meio de um simples espelho, mas ainda ter força suficiente para cortar seus fios (e não torrar sua pele). Claro que tudo isso dependeria apenas de como realmente é feita a visão de calor do Superman. Contudo, há dois problemas:

1) Reflexões sucessivas vão dispersar a energia da visão e grande parte pode ser perdida de forma térmica; o Superman precisa ter uma incrível capacidade de controle de sua visão, concentrando-a em um ponto de forma eficiente.

2) Para que essa técnica funcione, o Superman deve conseguir enxergar sua barba em TODOS os ângulos. Acredito que em certos pontos seja necessário um segundo espelho, o que geraria mais reflexões e exigiria mais concentração.

superman2

E considerando a barba do Superman… seria complicado obter a energia necessária para se cortar um fio. Existe a possibilidade de Clark cortar fio a fio.  Concentrando energia em apenas um ponto por vez.

Vamos brincar: uma barba média possuide 5000 a 8000 fios, se ele passar 0,5spara cada fio teremos uma barba pronta por volta de 54 min (até que não é muito). Porém, vai requerer 54 min de concentração fio a fio, mesclando visão microscópica com a visão de calor. Muito trabalho para uma barba, né? Enfim… difícil, improvável… mas possível.

Por último, uma teoria diferente: as células do Superman absorvem energia solar (Super deveria ser verde por realizar fotossíntese?), então talvez suas rajadas se tratem de emissões de plasma semelhante ao do Sol e, portanto, sua pele absorve automaticamente a luminosidade, aumentando sua invulnerabilidade para suportar o calor da própria rajada. Porém seus fios capilares não absorvem o Sol, são feitos de células mortas, porém quando nascem são invulneráveis (isso é uma discussão interessante, pois implicaria que quando o Super perde os poderes seus cabelos continuam invulneráveis). Assim, Superman seria imune aos próprios raios de calor, mas seus cabelos não. Doido, não?

Engraçado que na era pré-crise o Super não se preocupava, sua barba não crescia e mesmo assim Ka-El possuia um hidratante fantástico!

beard-superman201
Use hidratante kriptoniano e tenha uma pele linda e fresca.

Não, não responderei sobre a depilação da Supergirl.

  • Quantas flechas cabem dentro de uma aljava?3891726-139950915533

hawkeyes_arrows

Com a alta dos “super” peritos com o arco, sempre caímos em uma questão: quantas flechas eles possuem? Pois quando suas flechas acabam, eles deixam de ser arqueiros e fazem o quê?

Bem, a aljava nas costas pode conter valores bem diferentes dependendo do seu formato e tipo. A comum redonda (mais clássica, como na imagem ao lado) pode conter de 30 a 40 flechas. A que o Gavião usou no primeiro filme dos Vingadores tinha perto de 20 flechas (achei versões que cabiam apenas 16, mas durante todo o filme Clint dispara 23 flechas). Interessante lembrar, que as pontas das flechas são ajustadas na hora do uso por um controle no rise no arco, assim ele não precisa decorar a “posição” da flecha adequada conforme o uso (“A flecha bomba eu deixei na direita ou essa era a flecha de chiclete?”).

O Arqueiro Verde usou em algumas edições uma aljava retangular que permitia uma boa quantidade de flechas (perto de 45) por possuir um tamanho que ocupa suas costas de ombro a ombro.

green_arrow

Atualmente, nos quadrinhos, Clint usa também uma aljava lateral (que permite mais 8 ou 10 flechas para cada aljava lateral). No arco “Vingadores: A Queda”, Clint aparece com sua “capacidade máxima” de flechas – estimamos que seja por volta de 60 a 70 flechas. Acima disso teríamos um excesso de peso que dificultaria a vida do herói. Dependendo da flecha e do seu material, portar 80-100 flechas seria algo como carregar de 20 a 30kg. Engraçado que nesse arco de história (sacou o trocadilho?) Clint tem a sua aljava acertada e “morre” numa explosão. Seria pela sua falta de destreza, pelo excesso de peso, ou pela incrível sorte do vilão em atirar na flecha bomba?

E antes que perguntem quais tipos de flechas o Arqueiro Verde e o Gavião Arqueiro possuem, vejam nas imagens abaixo que o arsenal possui flechas sônicas, boiladeiras, soníferas, elétricas e até com luva de boxe (bleeergh).

kclvl
Flechas do Arqueiro Verde
  • Como Peter Parker consegue tirar fotos de si mesmo?

main-qimg-b50451486d0bc7cdea3458c8e0716677

Esta pergunta sempre é discutida. Como Peter realiza suas selfies? É bem comum observarmos aquela velha cena do Aranha pendurado sua câmera com a teia em um ponto e fotografando suas próprias “ibagens”.

Bem, originalmente, nos quadrinhos, a câmera pertencia ao seu pai (Richard Parker) e possuía um mecanismo de detecção de movimento. Ao passar na frente da câmera ou realizar um movimento rápido, o Aranha automaticamente tem suas fotos tiradas. O modo como a câmera detecta o aracnídeo não é bem explicado. Possivelmente por outro dispositivo em seu cinto, vamos pensar…

Os sensores de movimento funcionam como nossos olhos (são fotossensíveis). Alguns atuam com raios infravermelhos (emitidos por corpos quentes). O sensor simplesmente dispara um sinal ao observar uma grande variação de emissão infravermelha. Outro possível sensor é o de rádio, que é parecido com um radar. Ele dispara ondas no ambiente e compara o seu regresso após colidir com objetos ou paredes. Caso haja algum corpo “extra” na área, seu tempo de retorno será diferente do tempo da varredura inicial (quando a sala estava vazia). Uma possibilidade é que no cinto do Aranha tenha um outro dispositivo emitindo ondas e ao detectar a variação específica desta onda ou uma oscilação rápida dela, a câmera é programada para disparar (Mestre Sander deve entender disso melhor do que eu).

spider-mans_utility_belt_0001

Claro que, pensando que o Aranha teve sua primeira aparição na década de 60, uma câmera assim estava anos possuía uma tecnologia bem avançada. Mas não esqueçam que os pais de Peter eram espiões! Portanto este equipamento pode ser explicado como tecnologia secreta :). Hoje em dia até meu celular tem uma detecção de sorriso… (Stan Lee e Ditko, à frente do seu tempo).

Ainda no assunto “Aranha”, sempre gosto de lembrar que Peter possui um cinto de utilidades tão importante quanto o do Batman! Com equipamentos como o rastreador-aranha, o aranha-sinal, as lâmpadas de neon, etc. Aguardem que soltaremos um texto sobre os principais itens desse cinto!

  • Como o Flash tira a roupa do anel?2021728-coss2

Esta é uma ideia clássica que surgiu com Barry Allen na Era de Prata. Fico muito feliz em saber que se manteve após a reformulação dos Novos 52. Mas vamos por partes.

Repare que mais uma vez temos a ciência mesclada em Flash. Sua criação esteve ligada a ideias de ficção científica. A teoria relatada pela DC é que seu uniforme se expande quando em contato com o nitrogênio no ar e este se une com as moléculas do uniforme. Assim, quando Barry deseja guardar a “roupitcha” o anel realiza uma descarga elétrica para eliminar esse nitrogênio, devolvendo a roupa ao tamanho “natural”, que é minúscula. O inventor desta técnica, Barry Allen, ensinou a Wally o procedimento (além de, inclusive, a como reparar a roupa quando esta rasga).

flash_costume_ring_001

Parece um conceito simples, mas na verdade é bem complicado. Seria mais fácil pensarmos em uma roupa com tecnologia do senhor Palmer. Fora que o polímero gerado poderia simplesmente rachar com essas transformações. Então quantas expansões ele poderia aguentar? Pensando em algo como uma espuma expansiva, a roupa necessitaria manter enorme maleabilidade.

Já na fase pós-reboot, seu uniforme parece ser constituído de polígonos que formam um enorme quebra-cabeças que usam da própria força da aceleração para se manterem unidos e se agruparem corretamente. Repare que sempre que Barry usa seus poderes as linhas de divisão desses polígonos brilham mais intensamente. Incrivelmente bizarro!

Neste caso, o que será que mantém a roupa unida? E como ela sabe se organizar corretamente? E como sobrepõe a roupa de civil de maneira colante? Existe mais tecnologia em cada parte de sua roupa? Minha teoria é que a roupa fica presa pela eletricidade estática gerada internamente pelo seu próprio corpo de Barry. Ela acaba ficando carregada e com uma super aderência ao corpo dele. O problema seria direcionar cada parte dos polígonos. Mas talvez (bem talvez) o anel ejetasse os polígonos que se expandiriam (nitrogênio?) de uma maneira que Barry pudesse (usando o seu super-raciocínio) capturar cada parte do quebra-cabeça, vibrando de maneira a gerar eletricidade estática e assim “colar” seu uniforme inteiro. Isso explicaria o fato de as divisões brilharem mais intensamente conforme o uso de sua velocidade.

Engraçado pensar que atualmente (Novos 52) Barry parece não ter total controle de seus poderes, aprendendo com cada edição. Contudo, utilizar sua capacidade de controle da força da velocidade dessa forma é incrivelmente complicado. Talvez haja uma outra tecnologia ainda não mencionada presente no traje (algo da cidade gorila?). O que acham?

flash_redux_2_02
http://i.newsarama.com/images/i/000/090/976/original/flash_redux_2_02.jpg?1364302697

Se você tem alguma curiosidade científica envie-nos o seu comentário. Até o próximo X-Ciência!


Referências:
Anúncios

2 comentários sobre “X-Ciência – Pequenas curiosidades científicas dos quadrinhos

  1. Pingback: Como o Superman faz a braba ? – Cafofo Nerd

  2. Pingback: Como o flash tira a roupa do anel ? – Cafofo Nerd

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s