X-Ciência – Mercúrio é mais rápido que uma bala?

Por Marcelo Rubinho
Gente batuta! Como estão?
Com o filme novo dos X-Men e com uma boa aparição do Mercúrio, mais uma vez começam as comparações entre a versão dele em X-Men e em Os Vingadores. Porém antes de mais nada preciso explicar uma coisa: vou começar este X-Ciência com um spoiler do filme Vingadores 2 – Era de Ultron. Portanto, se você ainda não o assistiu e nem quer ouvir informações do filme, melhor parar aqui. Darei um tempo para você pensar…
.
.
.
.
.
.
Ainda aqui? Então vamos lá…
Muita gente vem me perguntando sobre a cena da morte de Mercúrio emVingadores 2, onde o coitado salva o Gavião Arqueiro (que estava salvando uma criança, valeu Gavião) e toma tiros de um Ultron serelepe que passeava pelo local.
O festival de reclamações nerds inundou as redes sociais da época. “Mercúrio da Fox >>> Mercúrio da Marvel”. Acho que todos devem saber que o personagem “Mercúrio” teve outra encarnação recente no filme X-Men: Apocalipse e, antes, em X-Men: Dias de um Futuro Esquecido. E este possui a épica cena mais épica de um velocista na qual Pietro salva Logan, Xavier e Magnus de alguns guardas com armas de acrílico (?). Veja a cena abaixo:

A cena é incrível e uma pena que a DC não tenha pensado nela para o Flash. E no filme novo também tivemos uma cena similar (mais uma vez Pietro salvando pessoas). Veja o making off:

Esta pequenas corridas foram usadas como base para inúmeras discussões sobre a morte do Mercúrio da franquia de filmes da Marvel. Antes de mais nada, eu também não curti sua morte, maaaas venho aqui no X-Ciência como advogado do diabo ponderando nas possibilidades e tentando salvar a honra de Maximoff. E, claro, respondendo inúmeras perguntas sobre o assunto. Vamos lá!

Qual a velocidade máxima do Mercúrio?


Segundo a Marvel Database, a velocidade atingida pelo prateado rapidinho é algo como 770 milhas por hora, ou seja, traduzindo para grandezas de gente normal, algo um pouco a mais de 330 m/s, bem próximo da velocidade do som. Então, sim, ele atinge a velocidade do som.

2596471147-mercurio-wolverine-e-magneto-em-fotos-de-x-men-dias-de-um-futuro-esquecidoMas e nos filmes? Na cena mostrada ao lado vemos claramente que a velocidade de Maximoff é maior que as balas disparadas (uma bala pode chegar a 220 m/s). Também podemos perceber que a velocidade para subir na parede tem que ser considerável. Então, Pietro é mais rápido que as balas. OK, então já sabemos a reposta? Acabou o X-Ciência? Podemos ir pra casa?

Calma, ainda temos que entender por que o filho (ou não) de Magneto está morto.

Só a título de curiosidade, Mercúrio não atingiu a velocidade do som na conhecida cena. Comtumblr_m7jhjyqech1qc3ugxo1_500o eu tenho certeza? Sonic Boom! Não, não é do golpe do Guile que eu estou falando!

Ao atingirmos a velocidade do som, o barulho gerado pelo corpo começa a caminhar na mesma velocidade que ele, e o ar ao nosso redor tem menos tempo para “sair da frente”, criando uma espécie de bolha. Quando essa bolha é rompida temos uma onda de choque barulhenta chamada na física de Sonic Boom. Um bom exemplo é a cena de vôo do Superman (ao lado) no filme Homem de Aço.

Essa onda é bem violenta, podendo quebrar vidros. Portanto, não, ele não atingiu a velocidade do som. Mas lembre-se… ele pode!

Mercúrio parou o tempo?


Também me perguntaram isso, acredito que até alguns sites comentaram. Na cena temos a impressão que Mercúrio congelou o tempo. Isso não é verdade. O que vemos é mais um dos “poderes colaterais” dos velocistas. Ou seja, poderes que um velocista precisa para continuar atuando como tal sem qualquer outro problema. Como o caso de (adoro citar este exemplo) sua aura “anti-fricção” explicada na extinta Superpowers #22.aura

O que eu mais gosto no Flash é a quantidade de ciência que o envolve. O mesmo vale para o Pietro. A cena parece estar em câmera lenta para ele pois há um processamento em hipervelocidade das informações à sua volta. Quando um supervelocista corre, o ambiente ao redor pode ficar turvo. A única possibilidade para evitar que se esborrachem num poste é que possam assimilar com muita rapidez o mundo ao seu redor. Logo, a velocidade de raciocínio deles deve ser equiparável (senão em cada micro-corridas haveria necessidade de parar e olhar ao redor para descobrir se por acaso não saiu do país sem querer). Esse é o caso de alguns animais pequenos, como as moscas. As moscas, por possuírem um corpo minúsculo e um metabolismo acelerado, acabam tendo uma relação com o ambiente bem similar ao Neo desviando das balas em Matrix. Ou seja, um universo em câmera lenta. Atualmente, nos Novos 52, Barry aprendeu a pensar em alta velocidade (o que lhe deu um transtorno de déficit de atenção). Portanto, NÃO, ele não parou, diminuiu ou reduziu o tempo, apenas acabamos vendo o mundo pela sua perspectiva, mais lento. Uma coisa interessante é seu walkmanque (pelo que entendi) funciona em alta rotação, mas quando ele está com alta velocidade, consegue ouvir normalmente (daria outro X-Ciência, mas vamos em frente…).

Mas, pera… se o Pietro é mais rápido que uma bala, por que ele morreu?


OK, então vamos tentar a difícil tarefa de arrumar um bom argumento para aquela morte estúpida.

Velocidade é algo importante, mas esquecemos um fator que pode definir uma vitória em uma corrida: aceleração. Aceleração é a gradeza que mede o crescimento (ou decrescimento) da velocidade ao longo do tempo. Às vezes você escuta uma propaganda de automóveis dizendo “Ele faz de 0 a 100 km/h em apenas 5 segundos”. Isso quer dizer que esse automóvel tem uma aceleração de ~5.6m/s².

barry_allen_breaks_the_sound_barrier

 

Reparem o ar em torno de Barry: isso mostra o velocista quebrando a barreira do som e gerando o Sonic Boom.

Quem assiste ao seriado The Flash deve lembrar do episódio 1×06, em que Barry enfrenta  o supervilão Viga. Para derrotá-lo, Barry deve quebrar a barreira do som usando um super-soco, para que possa danificar a pele indestrutível do meta-humano. E para isso teve que se distanciar cerca de 8 km, ou seja, conseguir um bom espaço para atingir essa velocidade por conta de sua aceleração média. Quanto maior a aceleração do velocista, mais facilmente ele pode atingir altas velocidades. Ou seja, mesmo sendo possível para ele chegar na tal velocidade, Barry necessitava de um espaço para correr e atingir esse nível.

TEORIA

Sim, Pietro é mais rápido que uma bala. Porém, e se o espaço não fosse suficiente para atingir a velocidade limite necessária para salvar o Gavião? Eu acredito que não. E é provável que ele não tenha tido a oportunidade de perceber isso antes de correr. Vou criar os parâmetros para termos uma ideia da dificuldade. Então mantenham a calma. Sei que faremos várias suposições, mas nenhuma surreal. Perceba que nenhum valor é muito impossível (a não ser a aceleração real). Primeiro vamos supor que a situação esteja ocorrendo como a imagem abaixo.esquema
A princípio usamos o valor de distância entre Pietro e Clint como 100 m, mas acredito que seja até menos, talvez uns 10 m. Isso alteraria em apenas uma casa na ordem de grandeza do resultado, então seria tão difícil quanto. Supondo que a bala atinge uma velocidade constante muito rapidamente, podemos ignorar essa variação. A distância de Ultron deve ser equivalente à de Pietro, porém com uma altura de algo não maior que 10 m, logo, sua distância seria de 100,5 m. Uma bala demoraria algo como 0,46 s para atingir Gavião e, portanto, esse seria o tempo mínimo para Mercúrio retirar o arqueiro e a criança do caminho (tsc, tsc).
Utilizando estes parâmetros, consideremos que Mercúrio saiu do repouso (que é o que pareceu na cena) ou que trocou o sentido de sua velocidade. O que teremos? Uma aceleração necessária de ~945 m/s²! Isso é quase 10x mais que a aceleração dos recordes de uma pista de F-1! Quase o valor de aceleração do ser vivo mais rápido do mundo: o fungo Pilobolus (também não conhecia, mas procure nas referências). Ou seja, em questão de 1 segundo Mercúrio passaria quase que 3x a velocidade do som. OK, OK. Com certeza ele estava mais próximo de Clint, e existe a possibilidade de Ultron estar mais longe. Mas acredito que deve ter dado uma ideia de que o problema não está na velocidade e sim na aceleração necessária para salvar o arqueiro. A aceleração necessária é enorme.

CONCLUSÃO


O que podemos concluir? Para salvar e sair vivo, mercúrio deveria superar a velocidade do som em 3x num espaço de tempo menos de 1 segundo… portanto:avengers-age-of-ultron-spoilers-quicksilver-dead

 

Desta vez não deu…


BÔNUS: Quem é mais rápido? Flash  ou Mercúrio?marvel-dc-race


Muita gente perguntou, então lá vai! Antes dos Novos 52 era comprovado que Flash podia correr em velocidade próximas e até maiores que a da luz (lide com isso, relativistas). Enquanto que (como disse anteriormente) Mercúrio consegue atingir com dificuldade a velocidade do som. Durante sua luta em Vingadores X LJA, Flash chega a comentar sobre isso. Logo, Flash vence. Desculpa para quem é Marvete…


 Referências:
Anúncios

5 comentários sobre “X-Ciência – Mercúrio é mais rápido que uma bala?

  1. Gostei muito do que eu li mas só uma coisa como assim o mercúrio atingi dificilmente a velocidade do som a velocidade média dele da velocidade do som e algumas vezes ele até chegou na velocidade da luz maaass o flash corre na velocidade da luz brincando

    • Puxa, segundo a própria wikia da marvel mercúrio chega até a velocidade do som e pode até ultrapassá-la. mas ele esta longe de chegar a da luz. Também não achei nada sobre essa informação de Mercúrio, se souber alguma fonte me avise. Acredito que o principal motivo é que Mercúrio segue as leis da Física de nosso mundo, Flash segue outras leis, até vemos isso claramente em vingadores vs liga. Mas enfim, vou pesquisar

  2. Na verdade o Mercúrio corre um pouco mais do que 100 km/s, pois em 4.7 segundos ele atravessou aproximadamente 570 km de distância (correndo na água ainda!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s