X-Ciência – Como funciona o BB-8?

E aí, galera batuta!
Mais um X-Ciência respondendo as incríveis dúvidas do universo nerd.
Estamos numa fase “super hero” nos cinemas. Mas correndo por fora fomos inundados com pôsteres, notícias e trailers sobre uma das mais famosas franquias de ficção científica: Star Wars!
Se você estava em coma nos últimos meses vai gostar de saber que em breve teremos mais um filme, colocado cronologicamente após os 3 clássicos (que vieram primeiro que os 3 novos, que, na verdade, são velhos cronologicamente… bem, eu também acho confuso!).

 

Nas informações que pipocam nossas redes sociais, fomos apresentados ao novo robô, descendente de nosso querido R2-D2 e como uma melhor versabilidade para terrenos: BB-8.

ANAHEIM, CA - APRIL 16: BB-8 onstage during Star Wars Celebration 2015 on April 16, 2015 in Anaheim, California. (Photo by Alberto E. Rodriguez/Getty Images for Disney)

Pois é, 40 anos depois de sermos apresentados a R2-D2, temos um dróide que se movimenta sobre uma esfera, usada como seu corpo. O surpreendente é que “cabeça” e “corpo” rotacionam de maneira independente e em qualquer direção! Está pasmado? Estão continue lendo e seu cérebro irá explodir: isso não se trata de um artifício de computação gráfica! O BB-8 é funcional!

 

Mas como ele funciona? Como pode ser? Onde posso comprar um? Calma, pequeno fã!  O X-Ciência vai te ajudar, explicando como funciona esse pequeno dróide! Spoiler: Não tem um ator diminuto em seu interior!giphy

Incrivelmente simpático, não?

Na Star Wars Celebration (Califórnia) o diretor, J. J. Abrams, e a produtora, Kathleen Kennedy, convidaram ao palco o R2 e seu novo concorrente, BB-8, para mostrarem suas caras metálicas para centenas de fãs/repórteres fascinados e babões. Como todos os fãs sabem, os dróides da série “R” são utilizados para diversas funções, como, por exemplo, reparos e manutenções, ou até mesmo para servir drinques numa balada do Jabba. Segundo o catálogo oficial existem 9 tipos de dróides R, sendo que nos filmes um pouco mais da metade foi visto.cgrurfmojezvkfxrbjm6

Contudo, vemos que em toda a série R temos um corpo cilíndrico! E tirando o R2, que misteriosamente possui jatos nos filmes da nova geração, a mobilidade não é o forte desses caras!

Acredito que daí veio a ideia do BB-8. Apesar de sua cabeça ser semelhante aos da série R, seu corpo é uma esfera! Criando, assim, inúmeras vantagens, como um corpo que não é mais unidirecional, além de, obviamente, uma maior velocidade (o que, inclusive, pode ser visto no trailer).1429277277-unnamed
Mas vamos ao que interessa. Como funciona essa maravilha? Esse segredo já foi revelado e é mais simples do que parece: imãs. A cabeça e o corpo são ligados por um imã poderoso que guia os seus movimentos. Porém talvez seja melhor mostrar do que explicar. Observe a imagem abaixo:Uma coisa que estou curioso é: sabemos que R2-D2 possui inúmeros gadjets e ferramentas que pode sacar quando seus mestres ficarem presos em compactadores de lixo. O que será que teremos nesse corpo “gordinho” de BB-8?bb-8-n

Repare no seguinte: a esfera que compõe seu corpo desliza em torno do motor enquanto que, por conta do imã, a cabeça se mantém (quase sempre) na mesma posição vertical graças ao seu giroscópio. Bem simples, não?

Uma das suposições da galera é que se trata apenas de upgrade do motor deSphero (um brinquedo batuta que consiste em um robô esférico controlado por celular).
sphero-pic

 

Olhando assim, é possível que BB-8 seja uma adaptação do tal Sphero.
E antes de encerrar este caso, a Disney lançou uma mini versão do BB-8, controlada pelo celular. Prepare seu bolso! Coso você não tenha visto, confira abaixo:

 

É isso aí, galera! Espero que tenham entendido, e se tiverem mais dúvidas científicas enviem-nas para nosso e-mail ou comente abaixo!
Até!

É isso aí, galera! Espero que tenham entendido, e se tiverem mais dúvidas científicas enviem-nas para nosso e-mail ou comente abaixo!
Até!

***

Referências
http://www.telegraph.co.uk/culture/star-wars/11551973/Star-Wars-BB-8-droid-how-does-it-work-how-much-will-one-cost.html
http://jalopnik.com/lets-take-a-deep-look-at-the-droid-in-the-new-star-wars-1664482684
http://starwars.wikia.com/wiki/R-series


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s