X-Ciência – Como funciona a Pokebola?

Por Marcelo Rubinho

Yay! E aí, pessoal, tudo de buenas? Repararam que o X-Ciência está num lugar diferente? Aguardem que em breve vamos explicar tudo. Enquanto isso…

O mundo parou… agora temos Pokemon Go. Isso significa que quando sua mãe disser “Filho, pare de ficar trancado o dia todo em casa, vai passear e tomar um ar”, você pode levantar e ir jogar Pokemon!

pokemon-go-g1Bem, claro que com este jogo estreando apareceram pessoas me perguntando sobre a pokebola. Fazendo uma pesquisa bem rápida, achei uma galerinha com várias teorias. E acho que pensando cientificamente as possibilidades são inúmeras!

Basicamente, a pokebola é um compartimento esférico que armazena e protege seu pokemon quando ele não está em uso. Devido ao seu tamanho, a pokebola permite que você carregue sempre à mão uma grande quantidade de pokemons, que ficam esperando o comando de seu mestre. Daí vem o nome “Pokemon, originado de “Pocket Monster” (monstro de bolso). Mas… como raios funciona uma pokebola?

FATOS SOBRE A POKEBOLA

Antes de começar as teorias, vamos pensar nos principais fatos:

tumblr_lhlgc3y3ae1qhtqp3o1_500

  • Fato 1. Sempre que vemos um pokemon entrando ou saindo de uma pokebola notamos uma transformação corpórea. Podemos ver luzes e raios mudando a forma do corpo do pobre animal.
  • Fato 2. Notamos que, ao ser chamado, o pokemon parece inteirado com tudo o que ocorreu até aquele momento (hã?). Sim, ele nunca chega perdido ou como se não soubesse o que está acontecendo. Quando chamado para a luta, o pokemon já vem com cara de mau e esperando o comando. Caso seja chamado para uma bobagem (tipo, “Acende minha fogueira, Charmander”), ele vem com o maior sorrisão, como se soubesse, de dentro da pokebola, o que está acontecendo do lado de fora. E às vezes eles aparecem por vontade própria para ajudar o mestre. Nunca vemos algo como isto:vaicharmander
  • tumblr_lez2ari9r81qbo6afo1_500 Fato 3. Para um mestre pokemon capturar seu pequeno monstro, deve deixá-lo fraco, de modo que não possa resistir e sair da pokebola. Quando a pokebola captura o bicho, vemos uma resistência (a pokebola parece oscilar, como se o monstro quisesse sair, e ela brilha uma luz vermelha). Por fim, quando acende uma luz branca significa que o monstro foi dominado (lavagem cerebral, não?) e você pode tirá-lo da pokebola para colocá-lo em suas mais sangrentas lutas. Exceto se for um monstro muito poderoso e que pode acabar não tendo respeito por você. Mas o importante deste fato bizarro é notarmos que o monstro parece brigar fisicamente para sair da esfera!

TEORIAS

Existem 3 teorias que são discutidas em todos os sites do gênero, porém acho que o pessoal não entendeu muito bem como elas funcionam. Vamos passar as 3 aqui e discutir as possibilidades:

  • A pokebola transforma o pokemon em energiapokebomb.

Imagina a cena: Ash vê uma bomba prestes a estourar ao seu  lado e o que ele faz? Corre? Se esconde? Não! Joga uma pokebola e captura e energia da explosão e sai feliz.

Sim, é a mesma ideia de quando vemos um pokemon entrando ou saindo da pokebola (fato 1), ele parece ter literalmente se transformado em energia. O pessoal comenta algo sobre a criatura ter virado dados, mas não é bem isso, e acho que o que quiseram passar foi a ideia de energia. Contudo, segundo a equação de relatividade de Einstein, um Pikachu (que minha pokédex diz pesar algo em torno de 6kg), nos daria mais de 5 x 10¹⁷ Joules.  Isso é mais que 1000 toneladas de TNT! O que me faz desistir desta teoria. Além de ser absurdo, não explicaria o fato 3 (comentado acima).

  • O pokemon é encolhido e fica preso dentro da pokebola.

capa-300x194Isso pode parecer absurdo, mas seria condizente com fato 3. Assim, o diminuto pokemon resistiria ao controle, tentando escapar da pokebola. Mas simplesmente encolher o pokemon e deixá-lo numa bola não parece o ideal. Seria incrivelmente desconfortável para o pokemon e este acabaria afetado pelo balanço de Ash ao correr da Equipe Rocket. Contudo, se mesclarmos esta hipótese com a próxima, poderemos chegar a algo. Preste atenção.

 

 

  • Os pokemons são transportados para outra dimensão.

198dkaqba04b6png-300x168Na verdade, o pessoal comenta esta teoria chamando de “ambiente ideal”, onde o pokemon fica de boas, comendo, assistindo TV, lendo as colunas do Provollone, etc. Bem, eu não acredito nisso. Existem episódios em que Ash coloca todos os pokemons que possui para fora de suas pokebolas para serem alimentados. Isso, então, exclui a possibilidade de eles se alimentarem dentro da pokebola e, pior, não explica o balanço do fato 3. E como comentei no fato 2, o pokemon parece conhecer o que se passa do lado de fora. Mas olhem esta imagem:tumblr_mechreneys1rnvw1eo9_1280

Esta imagem é de um livro de anotações sobre o anime. Reparem os comentários sobre a criação de um portal por um “buraco de minhoca”, e com isso tive a inspiração para minhas conclusões. Vamos lá…

CONCLUSÃO: Em outra oportunidade eu cheguei a comentar uma teoria de encolhimento para o Homem-Formiga que li do físico Rhett Allain. Ele explica que o Homem-Formiga não encolhe, e sim é transferido para um dimensão na qual aparenta ser minúsculo observado pela dimensão de origem.sketches_spring_2015_key4

 

Você nesta dimensão seria representado assim…sketches_spring_2015_key3

 

… mas ao pular de dimensão seria visto menor.

Logo, minha hipótese é que ambas as hipóteses estão corretas. O encolhimento vem de uma transferência de dimensão do pokemon, onde seu corpo físico se torna menor (por ser observado desta dimensão) mas continua sendo capaz de interagir com este mundo (como no balançar a pokebola). O fato de estar em uma dimensão superior também permite que você veja as demais dimensões mais facilmente (isso eu expliquei em outro X-Ciência, confere aqui). Logo, a melhor hipótese é um encolhimento transferindo o pokemon de dimensão, onde ele não seria afetado por nossas leis físicas e ainda estaria em contato com a nossa.

É,  galera… mas parando para pensar, a pokebola é um item bem sinistro… encolhe, aprisiona e faz lavagem cerebral!

Se você anda vendo Pokemon como um anime sinistro, ou acha que Pokemon faz maus-tratos aos animais, pode jogar a versão do anime criado pela PETA, no qual os pokemons querem se livrar dos maus tratos de seus mestres. A versão Pokemon Black & Blue:1024-wallpaper-peta-1024x768

PS: Uma dúvida: se todos os animais do mundo Pokemon são… pokemons… quando o Ash come carne ele come pokemons?comer

Referências:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pok%C3%A9bola

http://bulbapedia.bulbagarden.net/wiki/Pikachu_(Pok%C3%A9mon)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s