X-Ciência – Quando o ONE PIECE vai acabar?

capa

Por Marcelo Rubinho.

E aí, galera! Esta é a transcrição da minha parte da palestra no Anime Friends 2014. Então, atendendo a inúmeros pedidos, tratamos sobre o universo de animes.

Neste texto, venho com um cálculo simples sobre uma pergunta que perturba os fãs de One Piece. Quando essa budega vai ACABAR?


Só para sintonizar a galera, One Piece é um anime sobre piratas e, sim, eu gosto. Na verdade, após Dragon Ball eu nunca cheguei a gostar de mais nenhum anime do mesmo jeito. Até me diverti com alguns, mas foi One Piece que me trouxe novamente a vontade de assistir que eu sentia com DB, então não se engane com os traços ou personagens da história que são, bem… toscos… O desenho (sim, eu também chamo de desenho, me processe) é bom.

O MUNDO DE APENAS 1 CONTINENTE

esfera

Vou começar explicando o enredo. O mundo de One Piece possui apenas 1 continente em forma de anel, o qual é perpendicular com o Grand Line. Este é um mar que (diz a lenda) aquele que o percorrer encontrará o tesouro do último Rei dos Piratas, GolD.Roger. O tal tesouro é o One Piece, cujo dono possuirá fama, fortuna e glória (não necessariamente nessa mesma ordem, acho), tornando-se o novo Rei dos Piratas.

Obviamente, o protagonista da série (Luffy) deseja o One Piece e, para isso, quer dar a volta ao mundo e se tornar o novo Rei dos Piratas. Em suas aventuras ao longo da série, Luffy vai montando sua própria tripulação e também arruma um navio.

(Existem também frutas que dão superpoderes nesse mundo, mas aí já é história para outro X-Ciência.)

 

RAFTEL

 Até aí tudo bem, né? Parece um enredo simples e tal, o cara tem que dar a volta ao mundo. Tem um objetivoraftel3b perfeitamente claro! Mas, veja bem, ele deve chegar numa ilha chamada Raftel, que é onde estaria esse tal de “One Piece”. E nessa viagem não pode trapacear; exato, você não pode cortar caminho, seu traquinas! Quem lê o mangá sabe que também foram reveladas mais umas coisinhas sobre Raftel e umas pedras gigantes… mas não irei explicar para não dar spoilers.

Bão, para entrar no Grand Line você precisa subir a Montanha Reversa (imagem ao lado), e existe uma teoria de que Raftel está bem no final do Grand Line. Sempre pensei nisso, mas o problema é que, caso isso seja verdade, você deve sair da partida (dãã), dar a volta ao mundo e chegar em Raftel… que estava nas SUAS COSTAS!

Insano? Muito, só que o pior é pensar que Luffy está demorando muito, mas muito mais do que 80 dias nessa viagem!

 

O CÁLCULO…

O problema que atormenta a todos é a série não parecer ter um fim! O mangá já passou do capítulo 800!  Então, vamos pensar na timeline do bagulho.

mapa3

Como eu tinha dito, o mangá estreou em 1997, e Luffy demorou 3 anos para começar sua viagem pelo Grand Line. Exatamente no dia 2 de fevereiro de 2000 foi iniciada a história em que Luffy entra na montanha reversa, e passaram mais de 8 anos para chegar na primeira metade de seu mundo.

O primeiro cálculo que poderíamos fazer era pensar: “Bem, se ele demorou 8 anos para um hemisfério, ele deve demorar aproximadamente o mesmo tempo para o segundo”.

Isso seria um alívio, pois se ele chegou em 2008 no fim da primeira metade, isso significaria que ele vai chegar em Raftel em 2016. Contudo, se você está assistindo ao anime e lendo o mangá vai entender que isso será difícil de acontecer! Mas se ainda assim você acha possível, a má notícia é que você está errado; a boa notícia é que… é…. que o cálculo para estimar isso foi bem fácil.

Vamos supor que a segunda metade do mundo tenha a mesma quantidade de ilhas que a primeira e que, provavelmente, ele visite todas, sem contar as tretas que podem acontecer no final (eu também tenho uma teoria que no final ele voltará ao início antes de pegar o One Piece, porém isto é um chute pessoal devido ao enorme número de coisas em aberto deixadas pra trás), podemos pensar mesmo que ele demoraria bem mais.

Se vocês contaram, perceberam que as primeiras 2 ilhas da segunda metade do mundo demoraram 6 anos para serem visitadas (contando o tempo que ele demorou no mundo dos tritões como ponto zero). Vou repetir: ele visitou apenas 2 ilhas em 6 anos, ou seja, o percurso da segunda metade do mundo está muito mais lento. Com isso podemos extrapolar o tempo que ele levou pelo número restante de ilhas, assim, calculei o valor com contas bem simples e cheguei a um número exato de anos que faltam para terminar a série.

 

QUANTO TEMPO FALTA PARA O ONE PIECE ACABAR?

 

Se fizermos uma simples regra de 3, a resposta para esta pergunta será: 42 anos. Sim… é isso aí. Estão assustados?raftel5 Relaxem, a maior parte de vocês terão em torno de 58 anos (considerando que a idade média dos fãs de One Piece é 15 anos). Mas vocês já pararam para pensar nesse valor? Quando eu cheguei no resultado, pensei em uma coisa… Já leram o Guia do Mochileiro das Galáxias? Se não leram, por favor, façam isso. Pois nós já sabíamos a resposta, o que faltava era a pergunta. Do que estou falando? Joga no Google que você descobre. A pergunta fundamental para a vida, o universo e tudo mais é… QUANDO ONE PIECE vai acabar?


P.S.: Quando criei este texto recebi algumas ameças de morte, e me chamaram de burro, pois o criador do mangá (Eiichiro Oda) já falou (em 2015) que sua obra está entre 70% a 80% completa. Legal, então está acabando? NÃO! Se ele mantiver o ritmo com certeza não, já que, considerando a idade do anime, 70% a 80% completos quer dizer que vai levar entre 4,5 e 7,7 anos para terminar. Não me culpem, é só calcular. Então continuamos esperando… ou torcendo para ele acelerar o ritmo!

P.S. 2: Considerem o texto como uma diversão, OK?


Referência: 
http://omelete.uol.com.br/
Anúncios

8 comentários sobre “X-Ciência – Quando o ONE PIECE vai acabar?

  1. Ótimo texto e ótimas imagens de exemplo! Mesmo com os cálculos e com todas as provas, tenho a sensação de que o anime acabará em 10 anos… Concordo com essa teoria de que Luffy pode retornar ao ponto de partida mais uma vez, já que realmente há algumas coisas deixadas para trás. Mas isso seria um arco que passaria rapidamente, pode ser que seja uma recaptulação de todo o seu trajeto com uma trama para preencher. Seria legal isso acontecer antes de algo decisivo, como os arcos finais, se dar início.
    Também tenho uma teoria: pode ser que tenha outro time skip. Quem sabe após alguma invasão a Mariejoa? Talvez mais dois anos, ou um… Não sei, só acredito que os personagens não vão realizar seus sonhos com a mesma idade que estão agora.

    • MUITO, MAS MUITO, Obrigado mesmo Karina!
      Puxa, eu tb achava que poderia rolar um novo time skip, mas sei não, acho que é mais fácil o Oda prolongar (mostrar na íntegra um treino) pela demora. Mas imagino que quando ele estiver para chegar em Raftel ele saiba de alguém em perigo e volte tudo antes de chegar lá, afinal o Luffy está mais do que convencido que será o Rei dos Piratas que nem se importa em demorar mais hahahaha

      • Há tantas possibilidades… É uma das razões de One Piece ser tão bom!
        Quem sabe a tripulação retorne ao ponto de início não por causa de somente uma pessoa, mas por causa de algo que envolva todos os caminhos que eles já trilharam? Como por exemplo aquele segredo do século perdido e o que cada ilha que eles passaram tem a ver com isso, ou o nome D que vários personagens carregam, ou até mesmo o próprio One Piece… E aí quando eles estiverem quase em Raftel, todos os mistérios já estariam resolvidos, tornando tudo pronto para dar segmento ao final.

      • Exatamente, o que me fez pensar nisso foi aquele barco na ilha dos tritões, e o fato da ilha do céu estar em perigo, acho que ele tem tantas pontas soltas. Penso daqui a muitos anos quando tudo acabar que deve ser demais ler ONE PIECE de uma vez só! Todas minhas quintas eu tenho até a hora certa para ler ONE PIECE!

  2. só achei ruim o fato de ter deixado de ao menos explicar que eles não podem simplesmente pegar o caminho mais curto pra laftel por causa da atmosfera insana do mundo de one piece em que o clima não segue a lógica do nosso planeta. Ao escrever ” o problema é que, caso isso seja verdade, você deve sair da partida (dãã), dar a volta ao mundo e chegar em Raftel… que estava nas SUAS COSTAS!” sem explicar o porquê disso faz a história parecer um tanto rasa e idiota para quem não leu ainda. fora isso foi boa a intenção do texto, mas como um fã de boas histórias, não tenho pressa alguma para ver o final chegar. Grandes obras são dificeis de criar e demoram décadas para serem concluídas. acho que devemos respeitar o próprio tempo do Oda e curtir sem ficar cobrando.

    • Fala Kevin, tudo bem? Obrigado mesmo por comentar no meu texto! Bom, na verdade o motivo não é o clima, o motivo é que NÃO há como chegar a raftel pelo caminho mais curto, além disso, mesmo estando lá, não há como chegar na ilha sem os poneglyph. E por mais bobo que pareça, o caminho lógico mais curto é sim dar as costas e ir ao contrário. Mas óbvio que isso não é possível. Mas como eu disse, mesmo chegando não será suficiente. E sim, sou fã de boas histórias, e MUITO fã de one piece. Na verdade tb nao tenho pressa para o fim, mas após tantos anos já acho que está na hora de um desfecho e eu quero ver! Sim, vou sentir falta quando o anime acabar, mas gostaria mesmo de ver o final antes de ser vovô, e não é por causa disso que eu sou menos fã ou não curto historias longas. Respeito totalmente o tempo de Oda, mas lembre-se que não é só ele culpado pela demora. One Piece (no ano de 2017) vendeu quase tanto quando o Batman (no mundo todo), a estimativa é que em alguns anos tenha mais pessoas comprando OP do que SUPERMAN, isso é absurdo de legal. Pense no peso deste fato! Claro que existe uma pressão para o anime se manter, afinal, quando surgirá um anime de tanto sucesso de novo? Sim, acho q OP está um pouco exagerado 🙂 Mas claro que vou ler enquanto eu puder, e assistir animes, filmes, OVAS, pq eu sou fã. AH, lembrando, o texto é apenas uma brincadeira de calculos ok? Certeza que se eu tiver a honra do Oda ler (pedindo para alguem traduzir) ele dará risada. Abraços, e valeu mesmo os comentários!

      • Que isso, leve como uma crítica construtiva. Comecei a ler One Piece há 4 anos e isso é pouco pra quem acompanha desde a década de 90. Só fico triste por muita gente ainda ter preconceito com esse tipo de história :/ tomara que teus cálculos não estejam certos kkk enfim, até a
        próxima.

      • Opa, desculpa a demora.
        Relaxa, na verdade não considerei seu ponto como crítica, e sim como opinião (o qual eu entendo e respeito mesmo :). E ainda acho q não foi direcionada ao texto, e sim a outras pessoas que reclamam sobre a demora do anime. Mas como eu disse, isso é uma questão opinativa, gostar ou nao gostar faz parte de sermos um mundo livre. E esses são pontos que não estao presentes no texto. É apenas um cálculo levando em consideração o atual avanço. Basicamente estatística considerando 2 lados iguais do planeta. Valeu mesmo por participar. E qualquer outra coisa ou duvida mande aqui pra gente discutir. Quem sabe até criar outros textos no X-Ciência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s